CCHQ companhia das letras

[Resenha] Três Sombras, de Cyril Pedrosa

14.1.14João Pedro Gomes

por João Pedro Gomes
- Livro: Três Sombras
- Livro Único
Autor: Cyril Pedrosa
- Editora: Quadrinhos na Cia. (selo da Companhia das Letras)
- Comprar: Cultura | Siciliano | Estante Virtual
- No Skoob







Minicrítica ~ Resumo:

Quando as três sombras apareceram no horizonte, a vida pacata de Joachim e seus pais, Louis e Lise, se transformou completamente. Os banhos de lago e passeios no bosque deram lugar a um medo constante, que só aumentou quando a verdadeira ameaça que as misteriosas figuras trouxeram foi revelada. Joachim é então levado pelo pai, que tenta salvar a integridade de sua família, numa perigosa jornada de fuga. Mas mal sabem eles que o mundo fora do conforto de sua cabana pode ser muito mais perigoso e traiçoeiro do que aquilo de que tentam fugir.

Se me lembro bem, Três Sombras foi a primeira Graphic Novel que li. E, uau, não poderia haver melhor maneira de me introduzir ao gênero. Gostei tanto do livro que já terminei ele há várias semanas e não consegui fazer uma resenha decente desde então. Ainda consigo sentir as emoções da leitura e a sensação acolhedora que fica no final. Enfim, eu estou apaixonado pelo livro. E recomendo do fundo do coração que você clique aqui embaixo, leia a resenha completa e se apaixone também.


Depois que terminei o livro, li em algum lugar que o autor, Cyril Pedrosa, havia trabalhado por um tempo com animações da Disney. E isso faz tanto sentido que, confesso, fiquei surpreso por não ter deduzido sozinho antes. É claro que o autor não copia os estúdios nem nada, mas Três Sombras é uma história TÃO cativante que, se fosse feita em forma de animação para o cinema, tiraria o fôlego de todo mundo e viraria sucesso instantâneo.

O mais legal é que esse efeito de conquistar o leitor parece fluir de todos os elementos do livros. Ou melhor: da combinação deles. A começar pelos personagens, que são muito bem desconstruídos. Sim, desconstruídos. A história começa mostrando a vida perfeita de uma família perfeita e, conforme os conflitos vão surgindo, a felicidade dá lugar à dor e ao desespero. Essa transição (que faz você sentir muita, muita dor no coração) é incrível. As personalidades bem caracterizadas também nos fazem ver a história por ângulos diferentes, tornado-a ainda mais interessante. 


Os traços de Cyril Pedrosa, que misturam elegância (nas feições simples expressivas dos personagens) e aflição (nos cenários e elementos quase "rabiscados"), bem como a história em si, fecham com chave de ouro o conjunto da obra e as mensagens que ela transmite: o valor da família, da vida, da morte e do amor. Foi tudo tão lindo que acho que eu não poderia ter me surpreendido e aprendido mais com a leitura.   

Sobre a nota: A única coisa que me impediu de dar cinco estrelas foi o mau aproveitamento de alguns personagens, principalmente as sombras. Elas tinham personalidades tão interessantes que o tempo reservado para desenvolve-las não pareceu suficiente. Mas acho que isso é mais um desejo de fã do que um defeito propriamente dito. Três Sombras é incrível exatamente como é e merece muito, mas muito mesmo, um lugar na sua estante e no seu coração. 


(Aliás, para quem quiser saber mais sobre o autor, Cyril Pedrosa, e suas obras, recomendo muito essa entrevista aqui. Tem muito material legal. Também foi de lá que retirei as imagens, então deixo aqui os devidos créditos).

Classificação: 
 (4,5 Conversinhas + marcado como favorito)
 Esse livro foi oferecimento da nossa parceira, a Companhia das Letras. Obrigado pelo livro e por proporcionar uma leitura tão especial! 

TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. que lindo, João! Eu não conhecia e teria passado direto se não fosse você falando. E o traço é tão fofinho e lindo que me dá vontade de saber desenhar assim. Não sei se tem a ver, mas algumas coisas passam um carinho enorme. Fiquei com vontade de ver com os meus próprios olhos

    ResponderExcluir
  2. já li!!! é bem bonitinho :)

    ResponderExcluir

Posts Populares