2014 about time

[Resenha] Questão de Tempo, filme

11.1.14Unknown

por Brenda Cordeiro

 - "Questão de Tempo"
 - About Time (2013)
 - Direção: Richard Curtis
 - Roteiro: Richard Curtis
 - Elenco: Dohmnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy e outros.
 - Romance, Drama, Comédia - 123 min - Trailer
 - Nos cinemas brasileiros desde 06 de dezembro de 2013.


Minicrítica ~ Sinopse:


Em seu aniversário de 21 anos, Tim recebe a notícia do pai de que ele e todos os homens de sua família têm uma habilidade especial: eles conseguem viajar no tempo. Mas somente conseguem ir para um passado que já viveram e não para o futuro ou para uma época anterior ao seu nascimento. Tim é um pouco cético no começo, mas quando descobre que seu pai não está mentindo, ele decide usar seu dom para conseguir uma namorada. Depois de uma tentativa frustrada com uma amiga de sua irmã, ele decide se mudar para Londres e tentar a sorte novamente. Lá ele conhece Mary, por quem se apaixona. Mas por voltar várias vezes no passado, ele acaba alterando sua realidade e precisa fazer de tudo para conhecer Mary mais uma vez.

Esse enredo pode parecer um pouco esquisito (viagem no tempo? sério mesmo?!), mas, acreditem, isso é só uma impressão. Richard Curtis conseguiu usar esse plot 'esquisito' ao seu favor e criou um dos filmes mais bonitos que eu já vi.

Quer saber mais? Clica ai embaixo ;)

                         

Em uma época na qual comédias românticas estão sendo produzidas a todo momento, Questão de Tempo consegue se destacar por vários motivos. Primeiramente por não ser uma comédia romântica comum (eu nem o considero como uma, na verdade): Possui um enredo original e não se foca 100% no romance em si. A parte cômica da história não é forçada, como é comum vermos nos filmes do gênero. Você não dá gargalhadas, mas o filme te deixa com um sorriso no rosto. O diretor conseguiu combinar os gêneros de romance, comédia e drama de uma forma perfeita. 

A ambientação também é maravilhosa. O filme se passa na Inglaterra, o que já é um ponto alto, mas o diretor não quis abusar dos pontos turísticos. Ele mostrou o dia a dia de cidadãos comuns. E também é sempre bom dar uma quebrada na quantidade de filmes americanos que vemos por aí. A inovação nesse sentido fez muito bem ao longa. E me conquistou completamente.

A escolha do elenco foi um grande acerto. Rachel McAdams é a personagem americana no meio dos ingleses, mas não destoa momento algum dos outros. Ela se encaixa perfeitamente. Sua química com Dohmnall Gleeson é inegável. Dohmnall (que já foi um Weasley!) também chama muita atenção. Nunca tinha visto nenhum outro filme com ele, mas me apaixonei pelo ator (e pelo personagem). Outro que "rouba a cena" é o pai de Tim, vivido por Bill Nighy. Sua relação com o filho é algo maravilhoso de se ver.


Uma coisa que eu achei muito interessante é que Curtis não se focou somente na história do casal principal. Isso é fácil de perceber, já que não existe todo aquele drama no qual o casal passa por vários problemas e barreiras para ficarem juntos. 

O diretor explorou praticamente todos os personagens secundários, principalmente a família de Tim. Com duas horas de filme ele conseguiu desenvolver várias histórias paralelas, o que deixa o filme um pouco mais pessoal. 

Ao desenvolver, por exemplo, a história de Kit Kat (Lydia Duncan), a irmã doidinha de Tim, ou de Harry (Tom Hollander), o dramaturgo com quem Tim vai morar em Londres, o diretor adiciona uma 'profundidade' interessante ao filme. Isso faz com que você se interesse pelo o que acontece com essas pessoas.


A questão da duração do filme é algo que eu vi algumas pessoas reclamar. Realmente duas horas para contar uma história de amor parece coisa demais. Mas eu digo que não é. Achei que se fosse menor, não teria a profundidade que teve. O filme é tão leve a agradável que você nem vai sentir as duas horas passando.

Questão de Tempo tem aquela mensagem de 'carpe diem', que pode parecer um pouco clichê, mas que se encaixa perfeitamente aqui. É um tipo de filme que você se sente bem, feliz, quando acaba de assistir. E também te faz pensar na sua própria vida. Recomendo pra todos!

Sobre a nota: 5 conversinhas + adicionado aos favoritos. Porque é um filme que me encantou completamente. E um bônus por ter o casamento mais sensacional que eu já vi. A trilha sonora também é um ponto alto desse filme. Eu poderia comentar mais várias outras coisas, mas ai eu daria muitos spoilers e isso não seria legal.

Nota final:

(5/5 conversinhas + favorito)

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. Esse filme é mesmo muito bonito e emocionante. Entrou para os meus preferidos, e realmente é uma comédia (um tanto triste) romântica diferente dos que costumamos ver por aí

    ResponderExcluir
  2. Não sei porque demorei tanto para assistir. Ótimo filme! Realmente uma sincronia perfeita de romance, comédia e drama.
    Também achei o casamento incrível e a trilha sonora perfeita.Enfim, sem palavras....

    ResponderExcluir
  3. Olá. Esse filme mexeu comigo. Há muito tempo eu não via uma história tão encantadora e com personagens tão bem colocados. O ator principal me ganhou. O filme é lindo do começo ao fim. As músicas variadas são perfeitas. A cena do casamento é impagável e as do metrô com aquela música eu amei. Enfim, maravilhoso. Falo pra todo mundo assistir..rs

    ResponderExcluir
  4. Olá. Esse filme mexeu comigo. Há muito tempo eu não via uma história tão encantadora e com personagens tão bem colocados. O ator principal me ganhou. O filme é lindo do começo ao fim. As músicas variadas são perfeitas. A cena do casamento é impagável e as do metrô com aquela música eu amei. Enfim, maravilhoso. Falo pra todo mundo assistir..rs

    ResponderExcluir
  5. A história é muito bonita mas definitivamente não assisti em um momento muito bom da minha vida, talvez se visse em um outro momento poderia gostar mais. Me senti triste, muito triste, apesar de ter muitos pontos positivos no filme...ele consegue realizar o sonho de ter a namorada e constituir família e os dois combinam muito..um relacionamento muuito bonito mesmo, com tanto amor e respeito... Mas eu odeio filmes com mortes! que merda o pai ter que morrer! kkkkkkk.. é uma comédia romântica dramática.

    ResponderExcluir

Posts Populares