Amazon CCHQ

Guia de Quadrinhos: Superman/Wonder Woman

18.1.14João Pedro Gomes


Eu já gostava muito dos posts do CC antes de entrar para a equipe. Uma das consequências disso foi ter meu primeiro contato com HQs aqui no blog. Não o primeiro da vida, porque né, cresci lendo revistinhas da Turma da Mônica. Mas, na época que li esse post aqui, não tinha noção da grandiosidade desse mundo dos quadrinhos. Só pra você ter uma noção, não sabia nem o que era DC ou Marvel (só conhecia essa última como a palavra que aparecia na abertura dos filmes dos X-men).  

Enfim, o importante é que o post sobre os novos 52 me cativou por completo e, graças à ele, comecei a ler sobre quadrinhos (destaque para o SOBRE, porque eu começaria a ler as HQs propriamente ditas bem mais tarde). O único problema é que aqui no blog não têm muito material sobre o assunto e eu sempre tinha que recorrer a outros sites para saciar minha fome de conhecimento. Mas isso está prestes a mudar, leitor! Se tudo der certo, vou aparecer aqui no Guia de Quadrinhos uma vez por mês, falando sobre algum título que eu li e me chamou a atenção, qualquer seja o motivo.

Hoje, só pra começar bem, escolhi o título que mais me empolga atualmente, que tem uma das minhas super-heroínas favoritas de todos o tempos e que está me matando aos poucos na espera do lançamento de cada volume. Conseguem adivinhar qual? Hein, hein??? Esquece, vocês já viram a imagem aqui em cima. Só larga tudo o que tá fazendo e vem conhecer Superman/Wonder Woman!!! :D  

Antes de começar, queria dizer que não sou nenhum mestre dos quadrinhos, gente, muito pelo contrário. Sou um leitor novo e, embora leia bastante sobre o assunto, estou sujeito a erros. Portanto, se acharem alguma informação errada nos posts, não hesitem em dizer nos comentários, ok? Ok.

Recado dado, vamos ao que interessa.

>> Ficha Técnica
Título: "Superman/Wonder Woman"
Data de lançamento nos Estados Unidos: Outubro / 2013
Data de lançamento no Brasil: sem previsão de lançamento entrei em contato com a Panini Comics e a editora informou que em breve vai trazer a revista pro Brasil. Segundo eles, ela estará nas bancas assim que chegar o momento cronológico certo, o que deve acontecer em alguns meses :D (*todos comemoram*)
Roteiro: Charles Soule
Arte: Tony S. Daniel
Páginas por edição: 32
Periodicidade: mensal
Editora: DC Comics
Comprar: Amazon
Classificação:


>> Como era antes do lançamento?
Superman/Wonder Woman já chegou causando polêmica. Tudo porque, durante uma coletiva de imprensa, o artista responsável, Tony S. Daniel, disse o seguinte:

“[...] talvez criemos uma nova HQ que tenha como alvo um publico feminino, que vem crescendo cada vez mais. E talvez uma HQ com um pouco de romance, e com sex appeal, sabe, algo na linha de Crepúsculo. [...] Teremos muito mais romance e drama do que ação propriamente dita”

Só pra comparar os dois.... Desculpa, gente, tive que colocar. Genial, HAHAHAH

















Sim, ele disse isso, o que foi praticamente um tiro no pé. Por mais que tenha sido na maior inocência ou burrice, né, sem levar em conta que os públicos-alvo de Crepúsculo e de super-heróis sejam quase totalmente diferentes, acredito que isso tenha  atrapalhado muito no sucesso do título. (E olha que eu nem citei a parte em que ele diz sobre a presença de mais cenas mostrando a bunda do Superman, para que a "objetificação sexual" dele e da Mulher Maravilha ficasse mais igualada. Que mundo dos quadrinhos é esses, produção? Precisa ver isso aí...). 

>> E essa HQ aí é sobre o quê?
Acho que o nome é autoexplicativo, né? Superman/Wonder Woman é sobre a relação entre o casal mais poderoso da DC. Mas a relação não é abordada só no aspecto amoroso, porque né, eles são o Super Homem e a Mulher Maravilha. Os dois compartilham o combate ao crime, a origem estrangeira (já que ambos vieram de "mundos" diferentes), o poder que se equipara ao de deuses... Tanto em comum faz com que eles tenham algo maior e mais sério que um simples romance. Mas, é claro, se a afinidade é maior, os problemas são maiores também. Assumir a relação, por exemplo: se já é difícil para casais comuns, imagina para os dois dos seres mais famosos do universo. Tudo isso acaba mostrando a vida de super-herói sob um novo olhar, o que é muito bacana.

Tretas de família, parte1
E, é claro, Superman/Wonder Woman também tem ação. Afinal, continua sendo uma HQ de super-heróis. Essa parte fica por conta da fuga de alguns vilões da prisão de segurança máxima de Krypton, a zona fantasma, que acabam vindo parar na Terra e causando muitos probleminhas pra eles. 

"probleminhas"
>> Por que eu deveria ler?
Se por um lado o artista é burro não é bom com palavras e sai por aí dando afirmações impensadas, por outro, consegue fazer desenhos incríveis. Incríveis mesmo. Poucas vezes me lembro de ter visto expressões tão significativas em personagens de HQs. Sem falar em alguns artifícios bem legais que ele usa (tem umas cenas que só mostram a silhueta dos personagens que são LINDAS) e na paleta de cores, que também combina muito bem com o clima mais sério e romântico da história. 

Romance bem feito faz bem pro
coração da gente!
Além disso, o roteiro é simplesmente INCRÍVEL. O tal do Tony Daniel pode ter errado em muita coisa, mas acertou ao dizer que o título teria muito mais romance e drama do que ação propriamente dita. Talvez isso soe meio negativo, mas realmente ficou bom na revista. Há um espaço muito grande para desenvolver a história e os personagens, e a ação serve mais como um complemento disso. No mundo dos quadrinhos, onde muita coisa se sustenta na base da pancadaria, ter algo diferenciado é muito bom.

Ah, e uma coisa que, sendo fã da Mulher Maravilha, eu preciso falar: essa é a melhor interpretação da personagem nos quadrinhos recentes. Nada de agir como uma amazona grosseira, como no seu título solo, ou uma jovem boba e inocente que é viciada em matar monstros, o que é mostrado na nova Liga da Justiça. Aqui ela é retratada como realmente deveria: uma mulher nobre, forte e gentil.  

Sendo sincero, não sei bem o que falar. Só lendo pra ver como esse negócio é bonito <3


>> Mas nem tudo é perfeito, deve ter algo de podre aí...
Podre, podre, não tem nada. Sério. Eu só reclamaria um pouco dos clichezinhos românticos que aparecem de vez em quando. Mas não sei até que ponto dá pra evitar isso. No final das contas, é uma revista sobre romance, mesmo que ele seja diferente dos que costumamos ver por aí. Ah, e eu ainda acho que o destaque entre os dois personagens pende para o lado do Superman... em lutas, por exemplo, ele acaba se saindo melhor, enquanto a Mulher Maravilha sai toda regaçada. Mas isso é bem menor que em outras HQs, então dá pra relevar. 

>> O que eu preciso ter lido pra entender a história?
Essa é a parte boa: praticamente nada. O mais difícil quando se fala em começar a ler quadrinhos é captar todas as referências necessárias para compreender a história. Mas Superman/Wonder Woman se sustenta bem por si mesma e é fácil de entender. Mas, se eu tivesse que recomendar algo... 

Bom, do lado da Mulher Maravilha, indicaria a leitura de pelo menos alguns volumes de seu título nos novos 52. Só pra pegar o clima da nova origem da personagem, já que ela deixou de ser uma amazona nascida do barro e se tornou uma semideusa, bem no estilo Percy Jackson. E também vale a pena porque o título solo dela tem uma proposta muito legal de reinvenção da mitologia grega (mesmo com o "defeito" de personalidade que citei lá em cima). Alguns deuses são importantes em Superman/Wonder Woman, sendo que é mais legal ler já tendo uma ideia prévia de quem eles são. Contudo, se não quiser fazer isso, acho que só algumas pesquisadas no google dão conta do recado.

Sobre o Superman: eu mesmo nunca li nada dele (a não ser uns volumes perdidos de Liga da Justiça) e não tive dificuldades em entender nada. Acho que só tendo uma noção básica de seus poderes e vilões já ajuda bastante, coisas que você pode encontrar facilmente no filme do Homem de Aço. 

Ah, a revista é mensal e ainda está bem no começo, tendo só quatro volumes lançados. Nada de gastar dias e mais dias pra conseguir acompanhar! :D

>> Enfim... vale ou não a pena?
É CLARO QUE VALE A PENA, SAI DAQUI E VAI LER AGORA! Superman/Wonder Woman é um título maravilhoso e obrigatório pra qualquer fã da DC. É muito raro encontrar uma história tão madura, com diálogos inteligentes e personagens tão bem escritos. Deixa os preconceitos de lado e vai sem medo. As chances de se você se surpreender são enormes.

 E se você precisa de mais um motivo, toma essa imagem. Melhor imagem do mundo, gente.  Tô até preparando um poster pro meu quarto e -
É isso, pessoal! Sintam-se livres pra deixar sugestões nos comentários - de personagens, títulos, arcos, etc - que gostariam de ver aqui no Guia de Quadrinhos! E, claro, opiniões sobre o post sempre são bem-vindas. 

Até a próxima! 
- João Pedro Gomes

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. Que legal que vai ter mais posts de quadrinhos por aqui. Uma das minhas metas desse ano é ler mais HQ's. Gostei desse título. Por onde você compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, eu estou lendo por scans na internet mesmo (por mais que eu seja contra fazer isso). É o jeito mais fácil pra quem mora aqui no Brasil, pelo menos até a Panini resolver trazer o título pra cá (o que acho meio difícil acontecer). Se quiser, dá pra encontrar facilmente no kickass e no pirate bay. Se você preferir, também dá pra comprar em inglês pela Amazon. O preço é bom se considerarmos a qualidade da história. Pretendo investir nisso algum dia (:

      Valeu pelo comentário! Acho que vou atualizar o post e colocar um tópico sobre "onde encontrar" e adicionar isso nos próximos também. Ah, e se começar a ler, não esquece de dar um grito em alguma rede social do CC pra dizer o que achou!

      Abraços!

      Excluir
    2. OI João. Obrigada pelas dicas. Não gosto muito de ler HQ pelo computador então vou ver se compro pela Amazon enquanto rezo para a Panini lançar aqui no Brasil até a Bienal do Livro. :)

      Excluir

Posts Populares