clube de escrita dicas de escrita

[Clube de escrita] Como eu perdi o NaNoWriMo

1.12.13Anônimo


Como a Dana está viajando, pediu para eu vir até aqui mandar todo mundo enfiar as desculpas por não ter terminado o NaNo no $%&. Mas dai eu lembrei ela de duas coisas:

1-) Eu não terminei o NaNo este ano.

2-) Vai ver tem gente que gosta de…. Enfim, deixa pra lá.


Mas em nome da moral e dos bons costumes vamos nos concentrar apenas no primeiro item da lista. Sendo este o primeiro domingo pós NaNoWriMo, seria de se esperar um texto de congratulação aos ganhadores. Não será o caso. Eles tem páginas com os dizeres WINNER, prints dessa página em depoimentos no facebook repleto de likes e uma aureola nos fóruns oficiais. Exceto por alguns efeitos colaterais da privação de sono e overdose de café, os ganhadores ficarão bem.

Estou aqui para tentar me certificar de que aqueles que não completaram o desafio também fiquem. Porque eu perdi o NaNo não só este ano, mas ano passado e retrasado também - e perdi os Camps também. Perdi tanto que minha assinatura nos fóruns oficiais do site é “Professional NaNoLoser”, e eu estou perfeitamente bem com isso, e vou te explicar o porquê:

Existem mil motivos para não se terminar o NaNo.


esse não precisa ser você depois de perder o NaNo

Este pode não ser o seu ano. Pode ser época do T.C.C., as provas finais podem estar piores do que de costume, um parente pode ter morrido e gerado um bloqueio (experiência própria), você pode estar no meio de uma mudança (experiência própria²), você pode estar enfrentando problemas de saúde que te impedem de se concentrar por muito tempo (experiência própria³) ou ter de viajar durante o mês, e optar por aproveitar o passeio ao invés de passar madrugada a dentro escrevendo (adivinha? Exato: experiencia própria).

Tudo isso é totalmente válido. Existem pessoas que conseguem sim terminar o NaNo apesar disso tudo, mas você não é obrigado a ser uma dessas pessoas. Você tem seu próprio ritmo e tem de aprender a respeita-lo.

Não existe nenhum motivo para não escrever todos os dias.


é isso que a gente tem que falar depois que perde o NaNo

Você pode não ter tempo hábil ou estrutura emocional para produzir 1667 palavras, mas não há nada que justifique um dia passado sem que ao menos uma frase seja acrescentada ao seu manuscrito. É isso que o NaNoWriMo representa para mim: a importância da rotina. Ele é um treinamento para por isso em prática, mas a obsessão com a vitória nos faz esquecer que essa não é a única opção. Escreva 500 palavras ao invés, ou por meia hora, ou dez minutos no intervalo entre as aulas. Mas escreva.

Pense na escrita como uma dieta. Nem sempre você consegue emagrecer dois quilos em uma semana, mas ficar insatisfeito por ter perdido só quinhentas gramas, desistir e engordar tudo de volta não vai te trazer nenhum resultado. De meio quilo em meio quilo se chega no peso ideal, e de 500 em 500 palavras, se chega nos 50 mil.

George R. R. Martin e Patrick Rothfuss estão ai para provar que velocidade não é tudo. Pode ser que você não se dê bem com o ritmo do NaNo. Eu sei que eu não me dei. Minha produção começou a decair significativamente conforme eu me sentia pressionado para compensar o atraso na minha contagem, o que aumentava a pressão, piorava o bloqueio e recomeçava o ciclo.

Foi ai que eu decidi desistir. Fica a lição: não deixe o NaNoWriMo ser um empecilho na sua escrita, o ano tem outros 11 meses para a gente produzir. Escrevi sem metas e sem pressa, mas escrevi todos os dias. E funcionou. Estou longe das 50 mil palavras, mas estou produzindo e feliz com o resultado.

Existem autores consagrados que escrevem apenas uma página por dia, existem os que escrevem um livro em uma semana. Quem está certo e quem está errado?

Ninguém, pois está todo mundo escrevendo.

Então pare de se condenar por não ter ganhado o NaNo. Nós sabemos que você teve bons motivos. Mas não deixe que isso te impeça de escrever.

Nunca pare de escrever.

Nunca.

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares