CCdiscussão CCgames

Tudo o que você tem que saber sobre o novo Xbox (aka plataforma de exploração da Microsoft)

4.6.13Dana Martins


Essa é a tradução de um texto que já passou de 60 mil reblogs no tumblr (e foi originalmente publicado no facebook) e fala exatamente TUDO o que eu tenho tentado dizer aqui no blog esses dias (Post 1, Post 2). E se você não é fã de videogame, não importa porque isso pode atingir também o mundo musical, literário e cinematográfico. Talvez as coisas não cheguem tão longe, mas se a gente não fizer nada elas com certeza vão. 

Se você é um consumidor e está pensando em comprar o novo Xbox One, por favor, me escute por um momento. Antes que a gente comece, não, eu não sou um fanboy ou hater. Eu não tenho nenhuma preferência de console. Eu tenho um PS3, Xbox 360, Wii e um computador para jogos. Cada um tem seus prós e contras, mas agora vamos ao que interessa.

NÃO COMPRE UM XBOX ONE. Por que? Veja as razões abaixo:

Xbox requer uma conexão com a internet. Aqui como funciona: A cada 24 horas o seu Xbox vai tentar se conectar com os servers da Microsoft para verificar. Se não conseguir conectar, azar o seu. Você vai ser bloqueado de jogar mesmo em single player até ter a conexão.

Fonte: http://kotaku.com/xbox-one-does-require-internet-connection-cant-play-o-509164109.

(Atualização: saiu outra confirmação sobre precisar conectar a internet, confirmada oficialmente pela Microsoft, com um quote tão bom que eu tive que adicionar aqui. Sem internet diária, seu videogame de mais de mil reais vira um dvd. :)

“Não será possível jogar offline depois destas marcas de tempo preestabelecidas até que você restabeleça a conexão, mas você ainda pode assistir TV e apreciar filmes em Blu-Ray e DVD.”)

Você aluga jogos, empresta para os amigos ou até pega emprestado de alguém? Não é mais possível. Cada jogo do Xbox One que você comprar tem que ser registrado na sua conta do Xbox live para você poder jogar. Depois disso só vai funcionar para você. Ninguém mais pode usar a não ser que pague uma taxa. Essencialmente funciona assim: Você pega um jogo usado do Xbox One de algum lugar ou de alguém, coloca no seu console. O sistema verifica se está registrado na sua conta. Uh-oh, não está! Para poder jogar, você tem que pagar uma taxa para a Microsoft, que atualmente foi definida como o valor do jogo na loja. Não importa o quão arranhado o cd esteja ou quão barato você pagou para alugar ou para comprar. Você não está mais comprando a cópia física. Você está pagando à Microsoft pela LICENÇA para ter permissão de jogar.

Vale a pena mencionar que a Microsoft está explorando modos de você conseguir trocar ou revender seus jogos usados. O rumor é de que você vai poder vender sua licença digital para jogar o jogo (o registro) para a Microsoft, provavelmente por pontos da Microsoft. De qualquer modo, com o que foi dito até agora, o novo dono ainda teria que pagar uma taxa com o preço na íntegra para comprar a cópia física.


Vale a pena mencionar que a Microsoft está atrapalhando os desenvolvedores independentes também? Enquanto na Playstation Network ou no (seja lá o que o Wii tenha) os desenvolvedores independentes podem auto-publicar o próprio conteúdo facilmente. Playstation até encoraja isso. Microsoft, no entanto, força esses desenvolveres a entrarem em contratos de publicação para permitir vender seu conteúdo. Se você não passa por eles, você não consegue vender o que você desenvolveu.


E eu ainda não terminei! Bem, eu tenho certeza que você ouviu um monte sobre "TV TV TV TV ESPORTES TV TV ESPORTES ESPORTES TV!" Sim, foi anunciado que o Xbox vai poder transmitir tv ao vivo, esportes, etc. Agora me deixa te perguntar isso: Você obviamente já tem algo como cabo ou DirecTV*. Você realmente quer desembolsar centenas de dólares a mais e pagar taxa de inscrição mensal para ter outro provedor de televisão? Sim, eu disse centenas de dólares, e eu não estou falando do custo do console. Para ver TV no seu Xbox você é obrigado a comprar OUTRO aparelho separado para fazer funcionar. Para que você vai gastar dinheiro por algo que você já tem? Mesmo se você não tem, DirecTV é mais barato. Ou você pode até se inscrever no Hulu.com e assistir tv ao vivo no seu computador. POR MUITO MENOS. Você essencialmente tem que comprar outro aparelho, se você não tem um. E se você tem... para que você precisa do Xbox One?
*Nos EUA eles usam DirecTv, aqui no Brasil seria Sky, Net e outras de tv a cabo.


Até agora nós descobrimos que o Xbox One não é realmente um console para jogar, ou no mínimo... não é um console para jogar amigável ao consumidor. Tem sido vendido como tudo em um centro de entretenimento para a sua casa. Mas há ressalvas até para isso. Se preparem para essa parte, pessoal. Tire disso o que você quiser, tudo o que eu vou falar são... possibilidades...

Os atributos do Xbox One não vão funcionar a não ser que o Kinect esteja ligado e ativo. Não é mais uma parte opcional. 


Agora imagine se o Kinect quebra? Muito azar, nada de Xbox para você. Mas sabe o que é pior?


Sim. Um dos modos de ligar o console é falar audivelmente: "Xbox On" enquanto estiver desligado. O Kinect, que está sempre ligado, te escuta e liga. Isso pode parecer algo legal, mas você sabia que a Microsoft patenteou algo que permite a câmera do Kinect (não é mais apenas sensor, é uma câmera) a espiar você  para o MPAA (Motion Picture Association of America)? Enquanto eles provavelmente não vão fazer isso de verdade agora, é realmente possível para eles fazer isso. Tem uma câmera, um microfone. O Kinect está sempre ligado. Está SEMPRE ouvindo, SEMPRE observando.

Tem rolado a ideia de que usando isso, vai permitir os desenvolvedores de jogos e produtores de filme definirem o limite de quantas pessoas são permitidas a assistir certa coisa. Em um exemplo hipotético, você e três amigos estão assistindo o filme, o que é o máximo permitido. Um quarto amigo entra na sala e o sensor do Kinect registra o quarto indivíduo. O filme para e você é indicado a pagar uma taxa para essa pessoa extra também poder assistir o filme. Novamente, isso NÃO é a realidade hoje em dia, mas essas são as ideias que estão sendo estudadas por aí com as capacidades atuais do sistema.



Agora, só mais duas coisas e eu termino!

Isso não é realmente uma coisa boa ou ruim, mas é perturbadora. Isso também explica como eles podem te proibir de jogar um jogo usado se você não pagar a taxa deles. Xbox One não executa os jogos mais dos cds, você tem que instalar eles no hd para poder jogar. Eu acredito que o PS3 também faz você fazer isso (em alguns jogos, mas parece que nem em todos), exceto que o PS3 não está tentando tirar algum centavo de você em todo canto. E também de acordo com esse artigo temos mais uma informação relacionada ao lado online do Xbox. Há uma opção para os desenvolvedores exigirem que o Xbox esteja sempre online para você poder jogar tal jogo. Bem, parece que os gamers de PC e os gamers de console têm uma coisa em comum agora... DRM.

(pelo menos, no PC dá para burlar o DRM facilmente. O que não é uma opção no console.)


E por último, mas não menos importante, outro incômodo... Xbox One não vai ser compatível com nenhum dos atuais acessórios. Não, as companhias também vão ter que fazer tudo novo especialmente para o Xbox One, e aderir o que a Microsoft quer. Se prepare para o preço alto.


Ah, e mais uma coisa... Se você tem um Xbox 360, não jogue fora. Por que? Bem, porque se você quer continuar jogando seus antigos jogos de 360 você vai precisar. O Xbox One não é compatível com o anterior. Nem um pouco. Não apenas isso, mas o presidente da divisão do Xbox da Microsoft, Don Mattick, insulta até o conceito de compatibilidade com o anterior. Ele chama de: "Pensamento retrógrado."



Isso é tudo o que eu tenho para dizer, galera, e eu espero que você tenha lido até aqui. E eu vou concluir com... por favor... POR FAVOR não compre esse console. Pagar por isso é dar suporta a práticas de negócio anti-consumidor e gananciosas. Converse com a sua carteira, e não gaste com o Xbox One. Não importa os jogos que isso possa ter que você queira, mesmo se forem exclusivos. Faça a coisa certa e se posicione contra isso. Recuse ser explorado assim. Recuse ser visto como um consumidor sem cérebro que vai comprar qualquer coisa que jogarem para ele.

Nós não vamos saber muito mais até a E3, mas do jeito que tá agora o PS4 ou um computador decente para jogar é a melhor saída.

Se você também vai fazer assim, por favor espalhe esse post. Dar o crédito não é nem remotamente necessário, mas por favor compartilhe isso se você concorda com isso e sabe do que leu aqui. Quanto mais pessoas saberem, menos vão jogar fora dinheiro.

Muito obrigado.

Dylan Jordan

-----


Só quero falar que eu também concordo com tudo. Atualmente eu tenho um PS3 e o Xbox 360, e provavelmente teria que escolher entre um dos dois da nova geração (para comprar "primeiro"). Assim como aconteceu nessa geração, eu pensei em comprar o Xbox primeiro por causa do Kinect (Dance Central, fazer o que...). Mas agora não é nem mais questão de qual vai ter os melhores atributos. É quase questão de honra. Eu não concordo nem um pouco com o que eles estão fazendo e não quero dar suporte a esse tipo de exploração. (não sou contra a pessoa receber pelo que fez, mas uso esse blogspot totalmente de graça e não vejo o pessoal do Google morrendo de fome)

Então vale a pena espalhar isso, principalmente porque eu acho que eles lançaram boa parte dessas informações antes naquela de "se colar colou, se não a gente muda." E quando a gente mostra a nossa opinião, dá a chance deles reverem o que estão pensando em fazer. 

TAGS: , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

Posts Populares