camp nanowrimo clube de escrita

Clube de Escrita: Como eu escolho uma ideia?

25.6.13Dana Martins


Oi todo mundo! Hoje um novo Clube de Escrita para quem está indeciso na hora de escolher a ideia para escrever. Decidi fazer um post falando como eu escolho o que vou escrever, porque vai que dá uma ideia, né? Lembrando que o Camp NaNoWriMo de julho começa na semana que vem e temos as dicas para fazer o Mini Camp, uma preparação para o que está por vir. Além disso, já dá pra se cadastrar no site e já estão sorteando cabanas.

"Minha solução pra esses momentos é: eu finjo que não posso escolher um dos dois e vejo qual me satisfaz mais. Tipo, se eu tivesse que escolher, qual dos dois eu sentiria mais pena de deixar?" - minha amiga sobre não saber qual escolher. Dividam o que vocês fazem também. (:

Acho que quando você vai entrar em um novo projeto, não é tanto a ideia em si que importa. É você se comprometer em ir até o final não importa o motivo. Por isso que em uma pequena contradição eu concluo: a ideia importa.

A ideia importa porque se você encontrar um tema mais inspirador, divertido e com muita coisa para desenvolver, é mais fácil você conseguir ir até o final. É quase uma trapaça mental.

Agora uma trapaça mental maior é se convencer de que você vai escrever até o fim todas as ideias. Então a pressão da escolha abaixa, porque tudo o que você vai fazer é escolher a ordem.

Pensando seriamente (e sinceramente) em como eu escolho... eu não sei. Quer dizer, eu ainda sou levada bastante por aquilo chamado "vontade." Mas acaba sendo questão de alinhamento de motivos.

X Primeiro, eu tento variar um pouco pra não ficar sempre no mesmo. Então se eu terminei um projeto de X, vou dar preferência a algo de Y.

Também tento variar o tamanho. Se eu terminei algo maior, vou fazer um conto. Se eu fiz um conto, acho que posso entrar em algo maior. (algo maior escrito no nano, então só dura um mês!)

Eu também penso em questão de treino e facilidade. O que eu acho que pode melhorar a minha escrita? Qual ideia é melhor eu escrever antes que vai me dar base para escrever melhor a outra?

Ou de conteúdo. Se é uma ideia que eu tenho mais completa, eu dou preferência. Eu tenho trechos de diálogos ou partes de ideias, algumas que eu gosto bastante, mas não o suficiente para desenvolver algo grande. Enquanto outras já tenho metade do mundo na imaginação e sei até o que eu quero desenvolver.

Um comentário: Faz pouco tempo que eu descobri, através do Criando ideias a partir do nada, que dá pra desenvolver qualquer ideia mesmo. Qualquer coisa. E isso é meio que um apocalipse porque eu percebi que posso desenvolver qualquer uma das minhas ideias agora, só que não posso escrever todas ao mesmo tempo. HAUHAUHA Então eu ignoro a existência da maioria e foco nas mais acabadas.

E eu entro em desafios! Desafios de tema, ou de metas de escrita (NaNoWriMo), então tiro das minhas costas parte do peso da escolha. A próxima coisa que eu vou realmente escrever nem era meu plano inicial, só que surgiu a oportunidade para um desafio de contos do tema e eu decidi me comprometer.

Outro fator: auto-sabotagem. Chegou a hora de ser sincera comigo e aceitar que eu faço isso. Eu tenho minhas ideias originais, duas delas, que foram o que me motivaram a levar escrita a sério. Agora vamos colocar uma imagem para ilustrar o quanto eu escrevi delas.


Tudo bem, não tanto assim. Na minha primeira participação do NaNoWriMo eu escrevi parte de uma (e não completei a meta). Tenho alguns trechos provavelmente já perdidos da outra. Pra dar uma ideia: Uma delas eu estou desenvolvendo mentalmente desde 2010. A outra eu estou escrevendo mentalmente desde o ano passado. E AINDA NÃO SENTEI O RABO PARA TERMINAR.

Essa de 2010 já ganhou uma prequel com série de contos, que é o que eu estou escrevendo agora. A outra eu já escrevi mais de 100 mil palavras de uma fic que seria uma preparação para ela. E eu estou considerando sério fazer no Camp uma outra ideia.

Eu escolho ideias para fugir das minhas ideias principais...


Bem, contando que eu esteja terminando coisas que eu gosto, pelo menos já é alguma coisa. Eu acho.

Infelizmente, acho que não existe um manual de instruções para começar uma ideia. Apenas... comece alguma ideia. Converse internamente e veja qual te atrai mais. Agarre e coloque no papel para analisar.

Vou começar um conto agora e por mais que eu saiba o que tratar, não tenho a MÍNIMA ideia de como vou fazer isso. Tenho algumas cenas legais na cabeça e não sei onde encaixar numa ordem legal. E estou enrolando para lidar com ela porque eu não sei.

Agora que terminei esse texto vou ter uma conversa séria com o caderno e descobrir como planejar isso. Aí depois volto com um post sobre planejamento. (:

-dana martins

TAGS: , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Esses posts! <333
    Minha dificuldade é só uma: sentar e planejar/escrever... Eu procrastino absurdamente demais (?)! .-.
    Eu tive um sonho e acordei rascunhando uma espécie de novo mundo. UAHUAHAUHA. Tava TÃO desanimada com todas as minhas ideiase nem ia participar do camp... Mas eu resolvi arriscar em algo que eu nem sei como é. Eu não conheço o gênero, mas quero escrever algo dele. o.O Não tô me permitindo não aceitar isso porque... Pode ser uma forma até de me interessar por fantasia. UAHAUH. :P Eu sei lá! Só espero dar certo. (yn).

    "A ideia importa porque se você encontrar um tema mais inspirador, divertido e com muita coisa para desenvolver, é mais fácil você conseguir ir até o final. É quase uma trapaça mental."
    A minha ideia ainda meio sem nexo tem MUITA coisa para desenvolver. UAHUAH. Tô pensando em usar o camp pra fazer uma espécie de script dela. Não sei. Porque começar escrever logo de cara pode me deixar muito frustrada, pois não conheço muito disso e tals. Sei lá! Enfim... Esperando o post de planejamento. ;3
    Beijos!

    ResponderExcluir

Posts Populares