Arkham Asylum Asilo Arkham

Lugares fictícios que você não acreditaria que existem de verdade - parte 1

5.5.13ConversaCult


Atire a primeira pedra aquele que nunca quis conhecer um lugar fictício! Para ser sincera, até Raccoon City eu gostaria de visitar. E o post de hoje é destinado a todos aqueles que também gostariam de colocar um pézinho nesses mundos. Não, não estou falando de ir para o parque do Harry Potter em Orlando (apesar de que seria bom também). Hoje nós vamos mostrar a primeira parte de uma postagem sobre lugares que deram origem a mundos fictícios. E sabe qual é o mais surpreendente?

Às vezes a realidade é ainda mais legal do que a ficção. Agora vou deixar você ver com os próprios olhos se concorda com isso. Para começar: a famosa prisão de Gotham City, para onde Batman manda todos os loucos da cidade; e a cidade bizarra de Silent Hill. 

#5 - Silent Hill


Na ficção:

Às vezes histórias de terror exageram para nos dar medo, às vezes não. Na ficção Silent Hill é uma cidade mal assombrada, como vista nos jogos e filmes, ocupada por construções abandonadas e sempre com essa neblina fantasmagórica. Se eu visse um lugar assim, não pensava duas vezes antes de dar a volta e ir embora. O que é o cenário perfeito para uma história de terror... Perfeito demais para ser verdade. Ou não.


No mundo real:

Essas imagens são de uma modesta cidadezinha chamada Centralia, na Pensilvânia. Lá já foi um bom lugar para se viver, com uma população acima de 1.000 habitantes.


Até que uma mina de carvão embaixo de Centralia pegou fogo e os habitantes por ordem do governador foram evacuados. E a mina ainda está pegando fogo... cinco décadas depois disso. 


O inferno de fumaça abriu crateras, poços de vapor e encheu a cidade inteira de monóxido de carbono. Assim como Silent Hill, Centralia está pegando fogo por dentro, como se a cidade estivesse exatamente em cima dos portões do inferno. O lugar está rachando literalmente como as ruas de Nova York no final de "Ghostbusters".



E sobre as construções abandonadas, com certeza há lá:


As semelhanas não são coinciêndias. Quando o filme de Silent Hill estava em produção, a equipe visitou Centralia para se inspirar, o que parece óbvio quando você compara as fotos da igreja de Centralia com o still de "Spookhouse Chapel of Barbed Wire Rape" do filme:


Você não encontra nenhuma imagem de dentro da construção...
Então se por algum motivo você quiser visitar Silent Hill na vida real, é totalmente possível. Nós vamos esperar no carro.

#4 - Arkham Asylum, de Gotham City (Batman)


Na ficção:

Arkham Asylum (aka Asilo Arkham, manicômio, hospital psiquiátrico, lugar onde o Batman enfia todos os criminosos que prende) é um daqueles lugares que só pode existir no universo dos quadrinhos. Aquele lugar com clima tenso de casa mal assombrada, escura e onde coisas boas decididamente não acontecem. Olhem esse lugar, é totalmente o estereótipo de "casa no fim da rua que COM CERTEZA você não quer entrar". 


Arkham é bem conhecido por sua atmosferra sinistra e seu sistema de segurança cruel. Mesmo sem vilões fantasiados espalhados por dentro, Arkham Asylum já é bem assustador. Suas estruturas gigantes e labirintos de corredores dão um clima de macabro, quase ao ponto do absurdo. 


É como a caricatura de uma casa mal assombrada retirada da história de terror da virada do século. Isso é porque Arkham foi literalmente retirado de uma história de terror da virada do século, especialmente do trabalho de H.P. Lovecraft e suas histórias que se passam em Arkham, Massachusetts. E nessas histórias você vai encontrar o Arkham Sanitarium. Mas o manicômio do H.P. Lovecraft era baseado em um lugar real: Danvers State Hospital in Massachusetts.

No mundo real:
Seria frustrante ir até esse lugar e não morrer assassinado por fantasmas

Danvers State Hospital em Massachusetts.

E sendo fiel a sua representação feita pela D.C. Comics, Danvers parece uma casa mal assombrada estereotipada, com toda a fachada e túneis agourentos que, a propósito, dão um ótimo cenário de videogame. 

Não fica aí parado, aperta X!!!
Parece familiar?


Danvers é aquele lugar escuro, cheio de sombras, com paredes de tijolos expostos. Seria um clichê, se não fosse real:
é como se alguém tivesse criado um corredor perfeito para monstros aparecerem

E aqueles quartos de paciente todos trabalhados para ficarem meio aterrorizantes no jogo Arkham Asylum?


De jeito nenhum um lugar real vai ser assim, né?


Sim, os quartos de Danvers agora são, sem dúvidas, lar dos berros dos espíritos amaldiçoados:

Meu deus, é quase tão terrível quanto um dormitório de faculdade!

Pesquise "Danvers State Hospital" no google para ver com os próprios olhos. É mais sinistro do que os jogos ou qualquer coisa que você tenha visto, principalmente porque é real. Aliás, isso me lembrou que a minha faculdade era um manicômio antigamente, é um prédio antigo, madeira rangendo, dá para imaginar as macas nas salas... 

Bem, hoje paramos por aqui. Fique de olho para pegar a parte 2, que vem para os fãs de fantasia com um toque de distopia. 

-esse post é metade tradução, metade original do Cracked, com adição de detalhes próprios do CC

TAGS: , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares