CCSéries Contos de Fadas

Iniciação: Tin Man

8.4.13Michelle



Gênero: Aventura, Ficção Científica
País: Estados Unidos
Ano: 2007
Episódios: 3
Duração Total: 270 minutos
Exibido Originalmente por: SyFy Channel





Imagina "O Mágico de Oz" em uma versão de ficção científica adaptada a hoje em dia. Imagina se fazem uma série disso. E imagina se a Zooey Deschanel está nela! Você está imaginando Tin Man. A pergunta é: como você deixou passar sem conhecer essa série? Então, aproveitando que "O Mágico de Oz" está em alta, hoje trazemos uma dica de série para você que já viu por aqui posts sobre o filme original, o livro e o novo filme que estreou há pouco nos cinemas.

Sinopse

“Tin Man” é a minissérie em 3 episódios originalmente transmitida pelo SyFy que apresenta uma visão moderna da história do Mágico de Oz. Nesta nova aventura, DG (Zooey Deschanel) é uma jovem de 20 anos que vive tendo sonhos bizarros e trabalha como garçonete em uma cidadezinha onde nada acontece. Um dia, no entanto, sua vida pacata se transforma, quando homens armados invadem sua casa e, na fuga, ela percebe que a única maneira de escapar era pulando no olho do furacão, que a leva ao estranho mundo de O.Z.

DG, a garçonete

E esse O.Z.?

O.Z., a abreviação de "Outer Zone", é um reino que vive dias de terror desde que a feiticeira Azkadellia (Kathleen Robertson) destronou a própria mãe e assumiu o controle do local, escravizando povos, destruindo florestas e fazendo de tudo para encontrar a Esmeralda do Eclipse, que lhe daria o poder eterno e ilimitado, trazendo as trevas permanentemente ao mundo.

Os personagens

Ao chegar a O.Z., DG descobre que toda sua vida era baseada em mentiras e que sua ida a esse mundo estranho não foi coincidência, pois ela tem papel fundamental na luta contra a poderosa Azkadellia. No caminho, DG vai conhecendo aliados que a ajudarão em sua jornada: Glitch (Alan Cumming), ex-conselheiro da Rainha que teve parte do cérebro arrancado por Azkadellia; Cain (Neal McDonough), "tin man" (policial) e membro da resistência que foi aprisionado por anos dentro de um escafandro de metal enquanto assistia repetidamente a imagens de sua esposa e filho sendo torturados; e Raw (Raoul Trujillo), um ser metade humano e metade leão conhecido como “observador”, que tem o poder de ler a mente de outros seres e de ver o futuro.

Glitch, Raw e Cain
E é legal?

Quem alguma vez na vida já ouviu falar de “O Mágico de Oz” sabe que a trama é sobre amizade e a importância da família. Na série, embora DG continue sendo a protagonista, o “Tin Man” ganha destaque por ser um homem cujo objetivo era se vingar daqueles que mataram sua família, mas que coloca seus interesses em segundo lugar quando decide ajudar DG a descobrir suas origens e seu papel no mundo.

Não é difícil perceber as relações óbvias entre os novos personagens e aqueles da história original (mas se você não conseguir, este site dá uma mãozinha) e é muito bacana ir observando ao longo da trama outras referências (por exemplo, as árvores que arremessavam frutas, a estrada de tijolos amarelos que agora está meio acabada, e até Totó aparece repaginado nesta nova versão).

Tribo dos Guild Fighters, os novos Munchkins
Os efeitos especiais não são lá aquelas maravilhas, mas o visual, como um todo, é bonito e a série apresenta muitos cenários escuros e decadentes, como os porões do castelo de Azkadellia (onde seu grande plano de conquistar o mundo é colocado em prática) e as ruas da Cidade Central, uma parte bem urbana e contemporânea de O.Z., com direito a bêbados e prostitutas.

Azkadellia, aliás, é uma personagem ultrafashion, com modelitos invejáveis, penteado estiloso e tatuagens maneiras (que vão além de dar um visual moderninho à feiticeira). Ela é, juntamente com Glitch, uma das figuras mais interessantes da série.

Azkadellia e seus cães fiéis
No decorrer da história, acompanhamos a evolução dos personagens, o fortalecimento das amizades, a formação de alianças, as traições e revelações incríveis que mostram quem de fato é DG e qual sua ligação com O.Z. Ou, seja, é um show que pega uma referência de clássico infantil, adiciona elementos de ficção científica e atualiza a trama, mantendo a mensagem positiva e a moral da história. 

E dá para saber mais sobre a série, ler a ficha dos personagens, conhecer a HQ e ainda fazer um tour virtual pelos principais cenários de "Tin Man" no site oficial do programa do canal SyFy.

-Michelle

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários

Posts Populares