2013 CCLivros

Desafio NaNoWriMo: Escolha seu tema e comece agora!

31.3.13Conversa Cult


"Chega de dar desculpas, comece a encontrar motivos." 

Pensando nisso hoje o CC traz um SUPER post para todo mundo que tem vontade de escrever poder aproveitar o Camp NaNo que começa AMANHÃ (e não é mentira). O mais importante para se escrever é... escrever. E treinar. E se desafiar. E ir atrás. Se você está sentado esperando a história dos sonhos cair no seu colo, as coisas não vão dar certo. Já pensou que há muitos jeitos de treinar escrita? E que nem sempre eles vão incluir você baixar [insira escritor de preferência] e sair psicografando? Hoje trazemos cinco temas com uma dica de como desenvolver para você simplesmente ter que colocar os dedos pra trabalharem amanhã.

Um guia básico inicial: Primeiro damos o estilo, depois uma mini-sinopse, um requisito (tente cumpri-lo, isso é importante para esticar os limites) e algumas dicas para desenvolver. Essas dicas são basicamente perguntas, que todo mundo deveria fazer ao começar um projeto. Se bem respondidas, você tem metade das palavras do seu Camp NaNo. E elas vão dar em outras perguntas e outras perguntas. Quando você responder todos os detalhes, vai dar de cara com a sua história.

Clique para saber o que é NaNoWriMo, o que é Camp NaNo e quando acontecem em 2013. 

É só o Neil Gaiman. Qualquer coisa diante disso é irrelevante. Escreva. Finalize histórias. Continue escrevendo.
Informações legais (apesar disso ser subjetivo)

O próximo Clube de Escrita é sobre (spoiler) a mágica da edição, mas se você ainda não conhece, aguenta firme e confia em mim que basta escrever tudo de qualquer jeito, mesmo que não pareça bom, que no final vai dar certo. Você pode, inclusive, responder a essas perguntas como prova de escola e a merda que ficar já vai estar servindo como a sua história. É bem capaz que algumas dessas perguntas você não consiga responder de cara, então dê atenção ao que você sabe e abra a mente procurando outras perguntas que você possa responder. Don't Panic, segura na toalha e qualquer coisa vem falar com a gente!

Aliás, AGORA TEMOS UM GRUPO PARA ISSO. O Clube de Escrita & NaNoWriMo foi feito para que participantes do NaNo e qualquer um interessado possa conversar [e ideia do Felipe Ralf, muito obrigada!]. Lembrem: o apoio é essencial. Você vai ver QUANTO isso ajuda. Tenho certeza de que só escrevi as 50.000 palavras no último novembro por causa disso. Basta clicar aqui e pedir para entrar. Alguns dos meus personagens mordem, mas eu não. 

Vamos aos temas, é só escolher.

1 - Ficção Científica/Distopia: Num futuro uma prisão espacial foi criada para abrigar os piores criminosos da Terra. A protagonista suspeita de que algo "obscuro" está sendo feito na estação e decide ir até lá para ver se os prisioneiros estão tendo seus direitos assegurados.

Requisito: Ser o tipo da mulher forte e corajosa, independente; e ficar presa lá.

Dicas de desenvolvimento: Isso é um futuro próximo ou distante? Como é o mundo nessa época - ainda existe países, sistema político, etc? E como a tecnologia se desenvolveu? Como é essa prisão? Por que ela foi criada? Qual o funcionamento? E quem é a protagonista? O que faz ela ir até lá fazer isso? Por que alguém ia querer salvar "bandido"? E como é que ela consegue ir até lá e ainda investigar o lugar? O que ela pretende fazer com o que descobrir? E por aí vai.


2 - Fantasia: Um jovem príncipe, futuro rei do Mundo dos Sonhos, foi banido para a Realidade, mas toda vez que dorme tem relances de sua verdadeira terra. Quando ele descobre que o Mundo dos Sonhos está em perigo, decide que vai dar um jeito de voltar para lá e salvá-la.

Requisito: "Choque de realidades", o personagem vai ter que está perdido com padrões da sociedade, seja da nossa Realidade ou do Mundo dos Sonhos. Tipo Thor ou Mulher Maravilha no nosso mundo, ou qualquer história onde o príncipe foi afastado de seu mundo e precisa reaprender a viver conforme as regras do lugar. O importante é o personagem estar "desajustado."

Dicas de desenvolvimento: Assim como no anterior, explicar o mundo (tanto o dos sonhos quanto a realidade). Por que o personagem foi banido? O que ele fazia aqui? Ele lembra totalmente de ser príncipe? Ele vai ser desajustado aqui ou para cumprir seu papel de príncipe? Como as pessoas passam do Mundo dos Sonhos para a Realidade? Como as pessoas podem retornar? O que ele vai ter que fazer para isso?


3 - Contos de fada ao contrário: A princesa decide trair o príncipe para salvar a Rainha Má.

Requisito: Deixar de cabeça para baixo história clássica do conto de fadas.

Dicas de desenvolvimento: Quem é a princesa? Qual a história dela? Por que ela vai salvar a Rainha Má e largar o príncipe? Qual a história por trás disso? Como ela vai fazer isso? Quais contos de fadas vão se misturar? E, novamente, tentar desenvolver o mundo e como as coisas chegaram ali.


4 - Terror/suspense: Uma pessoa começa a ver uma criatura em seu quarto toda noite e começa a ficar aterrorizado, até que passa a invadir a casa das outras pessoas de madrugada se passando por essa criatura - ele quer que todos também sintam esse medo.

Requisito: Protagonista maluco. Nós sempre temos a ideia de um herói bonzinho, mas aqui o seu protagonista obrigatoriamente deve estar perdido. Maluco, doentio, sei lá. Ele simplesmente não pode ser salvo.

Dicas de desenvolvimento: Que criatura é essa? O que diabos isso faz e por que dá tanto medo? Existe alguma mitologia? Ou será que é apenas outro cara insano vestido? E a narração, vai ser em primeira ou terceira pessoa? Vai pegar que trecho da história: o protagonista já é maluco, está começando a ver ou qualquer outro período? Qual a moral dessa história? É apenas um relato estranho encontrado, o vilão de um super-herói, um caso de Arquivo X, um conto sobrenatural ou algo estilo "contos de fadas"?


5 - Romance/Contemporâneo: Um homem e uma mulher se encontram em uma convenção. Rola um super clima e durante os dias vivem um romance tórrido. Quando vão partir, chega a hora de terem uma conversa franca sobre suas vidas além da convenção e ver o que fazem.

Requisito: Os dois personagens moram cada um de um lado do Atlântico.

Dicas de desenvolvimento: Que convenção é essa? Onde eles estão? Por que eles foram pra lá? Quem eles são? Como é a vida de cada um fora da convenção? Por que eles se sentem atraídos? O que eles fazem durantes os dias da convenção? Por que no final eles se sentem balançados a ponto de sentarem para discutir? Há algum segredo que eles deixaram de lado durante os dias ali? O que eles pretendem fazer? A história se passa em flashback, na conversa deles ou o que?


Escolha o seu preferido, ou escolha o que você menos gosta (por que não? 90% do bloqueio criativo é culpa sua, que desiste fácil). Escolha até um tema qualquer da sua cabeça (boatos dizem que muitos autores fazem isso). Apenas continue escrevendo.

Depois mande para gente! Com qualquer dessas ideias, você já tem pelo menos alguns leitores. Eles saíram dos cérebros (desajustados) da equipe do CC e alguns se ninguém fizer eu com certeza vou roubar.

TAGS: , , , , , , , , , , ,

Mostre para o autor o que você achou Recomende:

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Noooossa que legal esse do cara maluco perturbado, haha. Imaginei ele como narrador. Se bem escrito ia envolver bastante e até deixar o leitor meio perturbado. Haha.
    Essa primeira tem um filme tipo, não é? Eu lembro... A mulher que foi nessa prisão espacial era a filha do presidente. Só esqueci o nome do filme. :P
    Eu comecei escrever e já alcancei a meta diária. Mas tá tuuuuuuuuudo uma zona!!! D: Nem reli pra não apagar. DDD: rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Posts Populares

INSTAGRAM


Instagram

FALE COM A GENTE!

Nome

E-mail *

Mensagem *