A Escolha Perfeita batalha de música

Batalha de Música: Jogo Caseiro Criativo para Quebrar o Tédio com os Amigos

7.2.13ConversaCult


Esse Carnaval, deixe o baralho, o dominó e a adedonha de papel para trás. Conheça o Batalha de Música, um jogo que pode te entreter por horas com qualquer quantidade de amigos e muito simples de fazer em casa (e na fila do banco, na viagem de carro, na escola...). E o melhor de tudo é que se encaixa ao estilo de qualquer um!

Conheça o Batalha de Música

Basicamente o jogo é: o jogador 1 começa a cantar a música X e o jogador 2 escolhe uma palavra da letra para usar de gancho e entrar com a música Y. Se não conseguir entrar até o fim da música, o jogador 2 perde. Se for mais de um participante, vai saindo até sobrar só um. Exemplo: 


Você pode chamar alguém e começar bem agora. Só que nem todo mundo canta bem, consegue lembrar de letras ou às vezes até lembra, mas não sabe cantar. Eu e o meu irmão, lindamente, estamos dentro desses 3 casos, o que não foi problema. Por ser um jogo simples você pode usar a criatividade para brincar da forma que quiser e que for melhor pra você. Abaixo juntei algumas dicas que nós usamos para adaptar o jogo.

1- Minha memória é... esqueci a palavra, calma aí. 

Para o nosso problema de memória a solução foi ter a letra e ouvir a música pra poder cantar direito. Eu usei o computador e o meu irmão o notebook, mas com certeza há outros jeitos. Dá pra usar encarte de cd, imprimir letra, ver no celular... é só pensar um pouco e adaptar com o que você tem na hora.

2- Minha voz é horrível! / Não sei inglês

Se a sua voz é horrível, eu te entendo. Aí acho que vai ter que deixar a vergonha de lado e cantar. Mas acaba sendo pior pra os outros que estão ouvindo do que pra você (experiência própria) e no fim das contas é tão legal que nem importa.

Se você não sabe inglês... nada te impede de fazer com músicas em português, ou italiano, ou francês. Eu fiz em inglês mesmo e nunca cantei tão errado na minha vida, ainda mais quando tem rap no meio ou é uma música que eu não conheço direito.

Também dá pra fazer com coreografia! -nnn  (gif de Pitch Perfect, que inspirou a brincadeira)

3- Regras

As regras também podem fazer o jogo mais legal e é você que cria. Por exemplo: só pode usar de gancho a última palavra de uma frase e entrar só com a primeira de outra. Ou seja, se a música X termina com "sexy", a frase na música Y tem que começar com "sexy".

Eu e o meu irmão ainda não estamos no nível dessa regras, mas já colocamos algumas tipo não valer como gancho But, I e You, não pode repetir música e não colocar música desconhecida (isso por parte dele). Cada grupo cria como quiser, só toma cuidado para não fazer algo muito difícil e o pessoal desanimar.

Comentários extras e inspiração

Quando eu e o meu irmão descobrimos isso, passamos 3 horas jogando direto e só paramos porque ninguém conseguia mais falar. Claudia Leite no trio elétrico ficaria com inveja. Agora mesmo, enquanto escrevo isso, estou ansiosa pra jogar mais um pouco e obrigar meus amigos a jogarem.

Pra criar o Batalha de Música nos inspiramos num desafio de rua que tem no filme Pitch Perfect, que corais de acapella fazem algo parecido, olha aí:


Eu queria ver gente que canta bem e tem boa memória jogando, deve dar pra fazer mashups dignos de serem gravados. Há quem diga que não dá pra fazer algo tão legal de improviso assim, mas depois do que eu e o meu irmão conseguimos, eu acredito que dá sim. Isso vindo de alguém que não sabe a letra de uma música inteira.

E comece devagar, às vezes pode demorar um pouco pra pegar o ritmo. \o/

-dana martins

TAGS: , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Oi Dana !

    Adorei esse post! Muito criativo, e a brincadeira também. Sempre tentei inventar algum joguinho desses com músicas mas nunca consegui. E esse é genial! O único problema pra mim é achar alguém que conhece bastante músicas internacionais, pro jogo render algo. É, eu não tenho isso aqui... Bom, quem sabe se com o meu repertório limitado de músicas nacionais eu não consiga jogar uma vez? Bom, vou tentar.

    E eu estou baixando Pitch Perfect pra assistir agora o: É o destino -q

    Parabéns pelo post, abraços o/

    P.S: Acho digno você, a Igra, o Paulo e a Ana gravarem um vídeo jogando isso -qq \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHA A gente cantando, João? Acho que a câmera ia até parar de funcionar se eu canto na frente da câmera. Mas acho que a gente pode tentar pelo menos jogar... aí tem que esperar os outros

      E a brincadeira saiu muito sem querer. O filme é bem legal e a gente (eu e o meu irmão) vivia ouvindo a trilha sonora, principalmente a música do riff off. Vou viajar no Carnaval e até levar uns encartes de cd pra jogar (aka. deixar todo mundo surdo)

      Excluir
  2. Adorei essa brincadeira. Sabe que acho que já "brinquei" disso sem ter noção de que poderia ser uma brincadeira? Fiz com minha irmã e emendamos várias músicas aleatórias. É engraçado.

    Eu AMO cantar e honestamente minha voz não é horrível (Cadê a modéstia?), então essa brincadeira é o máximo. Só não cantaria músicas em inglês porque mal as conheço e as poucas que conheço não sei cantar, então... Bom, música no Brasil é o que não falta.

    PS: Quero ver esse filme. MUITO.

    ResponderExcluir

Posts Populares