aidan ashes ashes

[Resenha] Ashes, Ashes, de Jo Treggiari

19.12.12ConversaCult

por Dana Martins
- Livro: "Ashes, Ashes"
- Livro Único, mais ou menos, veja no fim do post
- Autora: Jo Treggiari
- Editora: Scholastic Press
- Comprar: Book Depository, Amazon.
- No skoob
OBS: Ainda não foi lançado em português e eu não sei se vai lançar por aqui.








Mini-crítica - Resumo: 
A história é focada em Lucy, que é uma das poucas sobreviventes do apocalipse. Só para variar, ninguém sabe ao certo o que causou, apenas que vários desastres foram destruindo lugares no mundo e ondas de epidemias dizimaram 99% da população. Lucy já está há um bom tempo precisando se virar sem ajuda, vivendo no que sobrou do Central Park. E é aí que ela encontra um garoto e começa a repensar se precisa mesmo encarar tudo sozinha. Esse é um livro YA meio infanto-juvenil que eu colocaria mais como filme adolescente de segunda a noite. Acho que a Disney poderia comprar os direitos desse livro e fazer um grande filme, ia ser legal assistir. Eu gostei de ter lido o livro, mas não gostei tanto assim do livro em si. Fica em mediano pra baixo. No entanto, eu ainda insisto que você ao menos conheça Ashes, Ashes.

Quer saber mais? Clique abaixo para conferir a resenha completa.

Em clima de fim do mundo... um livro sobre o fim do mundo. Ashes, Ashes eu peguei de indicação no post da Julie Kagawa, onde ela diferencia pós-apocalíptico e distópico. Eu realmente não li tantos livros pós-apocalípticos e esse foi o que mais me interessou da lista, então eu decidi comprar. O livro não foi exatamente o que eu esperava e ao mesmo tempo o que eu esperava.

Temos a situação inicial: Lucy, 16 anos, a menina que sobrevive sozinha, não fala com ninguém e faz o máximo para se afastar de todo mundo. O que é meio que a especialidade dela. Antes mesmo do apocalipse ela já era assim. Em uma família onde cada um brilhava do próprio modo, ela era sempre a apagada, até mesmo na aparência. Vou confessar: não lembro exatamente aparência de ninguém, mas é algo como "todo mundo loiro e lindo e eu branquela de cabelos escuros". Não era boa na escola, também não se importava tanto assim, ficava na dela. Quando o apocalipse começou, ela fez o que sabia fazer: ficou na dela. Se perdeu da família inteira, viu tudo o que conhecia ser destruído... e apenas continuou.

Cá entre nós, Lucy não é o tipo de personagem mais atraente, mas eu tenho que dar créditos por ser real. Uma garota de 16 anos comum. Uma das coisas que mais me irrita nela é que ela tem o pensamento tipo "os adultos estão no controle, deixa que eles sabem o que fazem", então às vezes meio que espera que alguém dê alguma ordem para fazer alguma coisa. Isso é simplesmente contra a minha natureza, o que me perturba, mas muita gente é assim. Então eu meio que gosto disso ser retratado.

Ei, peraí... se ela tá sozinha, como entra isso de esperar os outros darem ordens? Isso começa quando ela encontra Aidan, um garoto que a salva de um bando de cachorros e mostra pra ela que não é tão ruim assim viver num grupo de sobreviventes.

Há ainda, uma segunda parte da trama, que é mais o que obriga a história ter alguma ação. Nesse mundo pós-apocalíptico ainda há um lugar praticamente intacto: a ilha. Tudo o que Lucy sabe é que de lá vêm os "Sweepers", que desde o início do apocalipse levam pessoas para a ilha e ninguém mais volta de lá. Eles continuam indo atrás dos poucos sobreviventes e, pelo que parece, agora eles estão atrás especificamente de Lucy.

O livro continua se desenvolvendo assim: Lucy falando sobre as necessidades básicas da sobrevivência, sobre seus traumas do passado, remoendo sua baixa auto-estima, tentando decidir como se sente em relação a Aidan (OU POR ALGUM SEGUNDO VOCÊ ACHOU QUE NÃO IA TER UM ROMANCE?), pensando no que fazer da vida no fim do mundo e dando uma de machona (afinal, a menina sobreviveu um ano sozinha no meio do mato, às vezes ela faz as coisas acontecerem).

A história do livro é realmente boa, eu só não gostei tanto de como foi desenvolvido, tudo é realmente muito fraco ou não tão bem explorado. Ótimo para um filme, uma leitura simples ou quem está começando a ler. Muito frustrante para me manter entretida, principalmente porque tudo parecia tão clichê e nem era tão legal assim. O relacionamento Lucy-Aidan não causa tanta expectativa (posso listar melhores), ainda tem a Del, que com certeza você já conhece de alguma história. Imagine um Cidade dos Ossos onde a Isabelle gosta do Jace, ou a Sabine em Nightshade se o Ren fosse o principal.

Existem alguns pontos legais, tipo os S'ans, pessoas atacadas pela praga que não morreram. Eu adoro como é uma versão "real" dos zumbis. Gosto do acampamento, de algumas das poucas surpresas no fim que eu não vou contar caso você queira ler, e acaba por aí.

Acho que esse é o "livro básico de pós-apocalipse", que vale ler para ver os elementos de uma maneira simples e quem quer dar um up no histórico de leituras pós-apocalípticas. Fora isso, não vai ser nem tão legal assim e dificilmente o livro da sua vida. Posso indicar leituras melhores.

É livro único? Mais ou menos
A autora colocou no site dela 3 capítulos de um livro "Pocketful of Posies", que é para mostrar um pouco do passado do Aidan, da Del e do Sammy, falando de como eles se encontraram nos primeiros dias da contaminação pela praga. Não vi falando nada sobre publicar ou se chega a ter mais do que esses capítulos. Também não tenho muita vontade de ler (não gosto muito de ler sobre passado dos personagens, eu acho). Você pode ver aqui. A Jo Treggiari no momento está escrevendo outro livro YA.



Classificação:



(3/5 conversinhas)

TAGS: , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

2 comentários

  1. Oi Dana!

    Eu tinha visto o livro no GetGlue do CC, mas nem fui pesquisar mais sobre ele porque não tinha em português e eu não leio em inglês (um mix de "não consigo" com "nunca tentei". Shame on me).

    Pelo que você disse na resenha, achei interessante a proposta do livro. Acho que foi por causa do elemento "pós-apocalíptico" em si, já que eu (acho que) não li nada do gênero que não envolvesse zumbis como tema central. Tenho vontade de ver a coisa clássica, com elementos como pessoas lutando contra a natureza e contra outros humanos em busca de recursos e tal. A protagonista também parece interessante... Mas a nota baixa do livro e seus comentários negativos me desanimaram (e já falei que não consigo ler em inglês?) :\ Bom, vou continuar na busca até achar um livro no estilo que eu quero.

    Mas enfim. De qualquer forma, parabéns pela resenha (: Esclareceu bastante sobre o livro.

    Abraços o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estava vendo um vídeo do jogo "The Last Of Us", e é bem isso o que eu queria num livro pós-apocalíptico. Espero que faça bastante sucesso e transformem em livro ): Tá meio na moda isso, tomara que dê certo! (desculpem o comentário separado, precisava comentar... Se alguém souber de um livro do gênero, aceito indicações.)

      Excluir

Posts Populares