CCDicas CCLivros

[NaNoWriMo Clube de Escrita] Como manter uma história?

18.11.12Paulo V.


A terceira semana de novembro, mês do NaNoWriMo, vai chegando ao fim e, com isso, mais um “encontro” do nosso Clube da Escrita acontece! Agora que já passamos da metade (teoricamente, porque ninguém aqui alcançou mais de 25.000 palavras), vem a pergunta: como vou manter minha história? É sobre isso que nós falamos hoje! Primeiro o Paulo dá dicas para quem não sabe mais o que escrever e depois a Dana comenta sobre o que fazer quando as distrações falam mais alto.

Essa última semana, para mim (Paulo), pode ser resumida como: vergonhosa. Sabem quantas palavras eu escrevi desde o último domingo? ZERO. Pois é. Ao invés de aproveitar o pouco tempo livre durante a semana para escrever, eu fiquei assistindo série de TV*. Então aqui já vai a primeira dica do dia: não foque por muito tempo em coisas que não sejam escrever. Por mais que elas te deem prazer no momento, elas vão te distrair e a vontade de escrever morre. E depois você ainda fica com sentimento de culpa. Experiência própria.
* para ser mais específico, How I Met Your Mother <3

Pois é, desonra pra mim e desonra pra minha vaca.

Ok, agora vamos ao tema principal. Nós já sabemos que escrever cinquenta mil palavras é um caminho muito longo a ser cumprido. Não só por serem muitas palavras por um mês, mas também porque você tem que ter muita história para que seu enredo não se desenvolva rapidamente e acabe longe da meta final.

A primeira dica que me vem à cabeça é: desenvolver mais os personagens secundários. É muito comum começar a pensar numa história e só virem os protagonistas e um ou dois personagens que vão ser mais próximos deles. A maior parte dos personagens só vai aparecer quando realmente se começa a escrever e eles acabam ficando de lado.

Eu tento seguir essa dica porque uma das coisas que mais me incomoda ao ler um livro é não saber direito como são os personagens secundários, só conhece-los superficialmente. É claro que vai acontecer de não ter como encaixar a história de todos os personagens no meio da trama central, então faça capítulos extras onde esses personagens secundários sejam os protagonistas. Isso te ajuda a conhecer mais seu personagem e a também a aprender como desenvolvê-lo. 

Atenção: "Ai meu deus, mas o meu livro é em primeira pessoa com um protagonista" Você não precisa se preocupar com isso agora, pode ser que isso nem entre na versão final, mas vai te ajudar a conhecer mais a história.

Esse desenvolvimento de outros personagens pode ser importante para a próxima fase da escrita do romance, depois que você termina o primeiro rascunho e vai reescrever tudo. Às vezes você descobre que personagem X pode ter mais destaque, ou que Y poderia não estar na história porque não muda em nada e até que Z pode merecer um romance só para ele.

Se mesmo depois de encaixar a história de outros personagens na trama principal, sua história ainda assim está curta, uma dica importante é vê-la por outro ângulo. Vocês já pararam para pensar que, às vezes, por se limitar a um só olhar sobre sua ideia, você pode estar deixando algo importante esquecido? Pensando sobre a minha história, eu percebi isso perfeitamente e pretendo mudar quando voltar a escrever.

Às vezes, por estarmos tão focados em só contar a história que temos na cabeça, deixamos de refletir e pensar em coisas que ficariam boas nela. Por exemplo, se sua história é de uma menina que ganhou um concurso de quem come mais pizzas (!!!) e lá se apaixonou por um garoto, que tal escrever um pouco sobre como funciona o concurso e talvez até contar a história de vencedores anteriores? Desenvolver os detalhes da história torna-a mais interessante, esse exemplo que eu dei, se bem desenvolvido, ficaria muito melhor do que só a menina conhecendo o garoto e se apaixonando, sem uma boa ambientação.

Dana tentando falar sobre como escrever com o mundo batendo na porta enquanto o mundo está batendo na porta (wtf)


E se o seu problema não é falta do que escrever, é o mesmo do meu e do Paulo: falta de tempo ou distrações. Como se livrar disso?

Organização e vontade! O primeiro é planejar quanto você precisa escrever, quando você vai escrever e o segundo é, enfim, escrever.
Parece bobeira, mas é isso mesmo. Um dos principais pontos tanto do NaNoWriMo quanto dos outros desafios das sextas temáticas é você planejar e se organizar para cumprir uma meta que você quer alcançar.
Assim parece que eu sou superorganizada, mas hoje mesmo eu já poderia ter escrito um monte. Isso sempre acontece, eu acordo pensando: é a primeira coisa que eu vou fazer! E acaba sendo a última (eu de madrugada digitando já de olho fechado). Tenho impressão de que isso vai se repetir hoje. Mas mesmo que seja a última coisa que você faça, não deixe de fazer.

A vontade é a parte principal e você precisa "exercitar" essa vontade, evitar desanimar. Lembra que o NaNo é um desafio e você tem uma meta para cumprir, se não fica mais falso do que dieta na páscoa. Encontre o que te anima. A cada domingo aqui com o Clube eu me animo, quando eu leio os comentários de vocês, quando eu comento com alguém, quando eu pesquiso sobre o NaNo na internet... E não esquece que esse é um espaço que nós também estamos dando a vocês, podem vir!
Um outro exemplo é a Morgana do 101 coisas em 1001 dias que nós citamos na sexta, ela decidiu fazer vídeos no youtube para mostrar o que estava fazendo na lista. Em um dos vídeos ela diz que fazer vídeos é uma das coisas que estimula ela a continuar com a meta. Encontre a sua maneira e faça!
Agora mesmo enquanto eu tentava escrever esse texto aconteceram mil coisas (além das outras que eu poderia estar fazendo). Para ter ideia, eu não consegui nem deixar a porta fechada de tanto que vem gente aqui. Mas estou escrevendo, né?


Bem, por hoje é só. Agora que eu (Dana) voltei vou conseguir atualizar as dicas lá no tumblr, então lembre de passar lá para acompanhar! Além disso, vi o que o Igor perguntou na última semana e vou fazer um post extra dedicado ao "o que eu preciso para começar uma história?". E semana que vem a Igra volta para falar sobre como terminar um romance, estou curiosa para ver o que ela vai dizer! haha

Continuem escrevendo, continuem falando, continuem animados!

Contador de palavras (até o fechamento desse post)

Paulo: 12.169/50.000
Dana: 16.553/50.000
Igra: 2098/50.000


Veja também
>>>Primeiro encontro:  apagar é proibido!
>>>Segundo encontro:  bloqueio criativo
>>>Batalha de palavras e Maratona de Escrita: em breve!

TAGS: , , , , , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. Oi, amiguinhos do Clube NaNoWriMo :)

    Os posts de domingo estão me ajudando bastante. Adorei as dicas de hoje :)

    Paulo, concordo bastante com o que você disse de desenvolver com detalhes as personagens e a história. Eu estava pensando sobre isso essa semana, e uma estratégia (louca) que eu desenvolvi foi a seguinte: imagine que seu livro vai ser o novo Harry Potter (é só suposição, porque né). Agora, imagine os fãs loucos pelo seu livro. O que fãs AMAM fazer? Saber tudo sobre a história de cada personagem, cada lugar, etc... Resumindo: escreva o livro como se você tivesse milhões de fãs, e dê material o suficiente para eles idolatrarem até que seu próximo livro seja lançado.

    Dana, ESTOU NA FASE DA DISTRAÇÃO. Nossa, é incrível isso. Você abre o Word e pensa "Ok, vou escrever mil palavras agora". Daí escreve duas linhas e volta pro facebook. Como minha professora de filosofia diz, é difícil manter o foco quando está acontecendo um milhão de coisas ao seu redor (ou também quando Divergente toma conta da sua vida). Mas temos que tentar... x: A ideia do "é um desafio, você vai conseguir" não tá funcionando pra mim, então vou seguir seu exemplo e pesquisar bastante sobre outros participantes, suas estratégias, sobre o que estão escrevendo, etc. Vamos ver no que dá.

    Fazendo a conta, vi que teria que escrever por volta de três mil palavras por dia pra atingir a meta até o fim do mês. Mas eu não consegui. Fiz em dois dias o que era pra fazer em um, foi terrível. Meu progresso está lá embaixo ainda, mas...

    Contador de palavras:
    6.200/50.000

    Engraçado como penso o dia inteiro no mundo que eu criei, mas falho na hora de passar pro papel (no caso, o editor de texto). Vou ter que resolver isso... x:

    Abraços, até mais (:
    E uma boa semana de escrita pra todo mundo \o/

    E Igra, estou ansioso pelas suas dicas! *o*

    ResponderExcluir
  2. USHUAHUHUSHUAH eu nunca comento, mas me deu vontade de comentar.

    Essa coisa dos personagens eu concordo. Os detalhes são importantes principalmente pra compor a coisa toda, para fazer daquele mundo e daquela história mais reais. Às vezes a gente acaba "correndo", porque quer chegar na parte que estamos imaginando há dias, e deixar o momento cheio de adrenalina. Mas isso pode deixar a história confusa até para quem escreve.
    Tem um mooooonte de coisa que eu quero falar, mas vou deixar para depois que eu escrever o post, para nada sair repetitivo, hehe.
    Parece até irônico, a lanterninha da contagem de palavras escrevendo post sobre como terminar um livro.... Mas prometo me esforçar UHUSHAUHUSA XDD

    ResponderExcluir
  3. As dicas continuam ótimas, e to super ansioso pra ver o post da Dana agora que ela falou que fará um "Extra" *--*
    Bom, como já disse, comecei (eu e uns amigos, aliás rs) na metade do mês, então vou cumprir metade da meta. Talvez pra mim não seja tão difícil manter o texto pois ele será metade do que o resto vai fazer, mas ainda assim é complicado escrever as coisas... Você não sabe se está dando destaque demais a uma "cena" pouco útil, ou se passar logo pra próxima "cena" seria apressado...
    Enfim, obrigado pelas dicas e até a próxima semana \o/

    Igor Snow

    ResponderExcluir
  4. Eu demoro para vim aqui e quando apareço tem um monte de coisa bacana!
    Quando soube do NaNoWriMo (que foi até aqui), já era dia 2 de novembro... eu até tentei começar mas, desistir.

    É bom ver que vocês estão engajados nisso e que a gente pode acompanhar tudo.

    Beijo!
    Boa sorte :)

    ResponderExcluir

Posts Populares