brainstorm CCDicas

[NaNoWriMo Clube de Escrita] Apagar é proibido!

4.11.12Paulo V.


Como vocês estão sabendo, novembro é o mês do NaNoWriMo (para quem não faz ideia do que eu estou falando, basta dar uma olhada nesse post). Então nós decidimos criar uma espécie de diário de escrita aqui para ajudar todo mundo a cumprir a meta. Tanto nós mesmos, quanto vocês, que vão receber dicas, ver como outras pessoas estão indo e podem dividir a própria experiência para nos ajudar.

Regra número 1: Falar para os outros que você está escrevendo é importante! Sério, vocês não têm noção do QUANTO isso ajuda. Hoje eu (Dana), estava comentando com o meu irmão e, além de me dar umas ideias, me deixou toda animada para escrever. Veja essa e outras dicas aqui.

Hoje e nos próximos domingos vocês vão nos ver comentando sobre o que temos escrito. Se você também está participando do projeto e gostou da ideia, sinta-se à vontade para compartilhar com os leitores do seu blog o seu diário de escrita. E diga para gente também como está indo!

Para começar, eu (Paulo) vou falar sobre como é começar um projeto tão difícil.

Com certeza, vocês já devem ter ao menos ouvido falar do drama da folha em branco. Sabe quando você abre o editor de texto, pronto para começar a escrever, mas, quando percebe que não tem nada escrito e que tem páginas e mais páginas pela frente, começa a entrar em pânico? Foi exatamente por isso que eu passei na última quinta-feira.

Para começar, perdi tempo porque fiquei fora o dia inteiro, cheguei tarde e, para piorar as coisas, nem tinha certeza qual seria a minha história. Eu tinha duas ideias e não fazia ideia de qual daria mais certo. Mas, depois de encarar a tela do notebook por alguns minutos, percebi que a ideia perfeita era uma terceira, que eu já tinha descartado lá em meados de outubro. Acabou que a ideia deu certo e continua dando, pelo menos até agora.

Ok, comecei a digitar e o drama do “como começar?” passou, mas é aí que chegam os pensamentos de Que coisa horrível!!! Escrevo muito mal!!! Ninguém vai ler isso!!! Vou apagar tudo!!!!!! E é também agora que o Paulo olha bem nos seus olhos e diz: NÃO. APAGUE. NADA.

Não olhe para trás! Nem se parecer que o seu braço não faz parte do seu corpo. Apenas continue escrevendo.
Por favor, eu quero que, nesse momento, você jure para si mesmo que nunca mais vai apagar trechos quando estiver escrevendo uma história.

Se tem uma coisa que eu aprendi enquanto lia dicas sobre como começar a botar no papel uma história é ter a consciência de que esse é apenas o primeiro rascunho. Livros que consideramos maravilhosos, como “Jogos Vorazes” e “A Culpa é das Estrelas”, não chegam para nós do mesmo jeito que eram quando o autor os escreveu da primeira vez. Depois da escrita vem todo um processo de estruturação da história, retirada de trechos desnecessários, adição de cenas para deixar tudo bonito e inúmeras revisões.

A produção de um livro é um processo longo e que dá muito trabalho, mas essas fases só vão vir em dezembro, janeiro, fevereiro e quantos mais meses forem necessários. Novembro é o mês de escrever, apenas isso.

Então não fiquem lendo o que vocês escreveram, esse é um dos piores erros que um escritor, principalmente iniciantes como nós, pode cometer. É natural acharmos que o que escrevemos não está bom porque nós sempre esperamos algo em um nível bem mais alto. E se a gente começa a ler o que já escreveu, vem a vontade de apagar o que não está bom.

Além desse apaga-apaga-apaga prejudicar o andamento do projeto (porque quanto mais apagamos mais palavras vão para a lixeira), tudo o que escrevemos pode ser útil em algum momento.

*tradução no fim
Mas é claro que de vez em quando pode acontecer de ter algo que atrapalha o andamento da história, então, se isso estiver te incomodando e impedindo que você continue, apague. Mas só se tiver incomodando, porque, às vezes, não sabemos se certo detalhe da história é x ou y, nesse caso, é legal deixar os dois para que, depois, na revisão, você quebre a cabeça para decidir o que é melhor.

Outro problema é o desânimo com a sua história. Durante esses 30 dias, isso provavelmente vai acontecer algumas vezes. Aquele sentimento de “que porcaria é essa que eu estou fazendo?”, que vai fazer com que você apague a história TODA para recomeçar do zero. Isso é ainda mais perigoso do que apagar pequenos trechos. Minha dica é que você tenha sempre o arquivo da sua história em um pen-drive, assim, além de se proteger do risco de acontecer um problema no seu computador, também garante uma salvação caso você apague o arquivo em um momento de ódio pelo que escreveu.

Dana sobre o começo:

Assim como o Paulo, também estava em dúvida entre duas ideias. Eu peguei a segunda, que surgiu pra mim de última hora. É mais pra uma fic e exercício de escrita, isso vai me dar a chance de escrever sobre vários temas que eu pretendo falar no futuro e de maneira mais despreocupada. Lembre que você não precisa se preocupar agora em escrever o "próximo Harry Potter", o objetivo do NaNoWriMo é te dar disciplina e treinamento de escrita.

O NaNoWriMo é o brainstorm* do seu livro! Não fica tentando corrigir.


Contador de palavras (até o fechamento desse post)

Paulo: 8.739/50.000
Dana: 4.756/50.000
Igra: 0/50.000

A Igra está no 0 porque ainda nem começou (enem, sabe como é). Uma coisa é certa: nunca é tarde para abrir o word e atacar o teclado. Semana que vem vamos falar de bloqueio criativo, tente não ter um até lá! (e, se tiver, pode gritar aqui que a Equipe Especializada Anti-Bloqueio Criativo do CC entra em ação)


*"Se você está determinado a fazer algo que pode não funcionar, você está perto de ser um artista" - Seth Godin.
*Se você não sabe o que é brainstorm, dá uma olhada aqui.

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

11 comentários

  1. Olá, queridos amiguinhos do ConversaCult. Vocês, por um mero acaso do destino, colocaram uma câmera escondida na minha casa, hackearam meu computador ou estão lendo minha mente à distância?

    PORQUE ESSE POST FOI PRA MIM.

    Sério, foi pra mim. Eu estava fazendo EXATAMENTE isso, de "Ai meu Deus, isso não tá legal, é melhor eu apagar... credo, que coisa repetitiva e sem noção, vou apagar tudo", etc etc. GENTE. É SÉRIO. E o pior é que eu não sabia que não devia fazer isso, sabe? E estava tentando deixar lindo e maravilhoso tudo o que eu escrevia! (SO SHAME ON ME NO-OW). Por isso as pessoas estão conseguindo escrever tão rápido e eu aqui, empacado... GENTE.

    JURO PELO ESTIGE NÃO FAZER MAIS ISSO. Vou começar a escrever mais e tentar atingir a meta sem me preocupar tanto com a qualidade. Já tenho os picos da história prontos na minha mente, só falta fazer umas conexões, então espero conseguir! Nova meta: Just Write and DON'T EVER LOOK BACK ♥ (cara, eu amo essa música, meeeeeeesmo! Adorei a referência!).

    Obrigado pelas dicas (que, aliás, salvaram meu NaNoWriMo 2012)! Vou colocá-las em prática o mais rápido possível :)

    Contador de Palavras (quem rir apanha de chicote):
    469/50.000
    (Eu mesmo ri. Vish)

    Ah, preciso falar que a imagem no começo do post está L-I-N-D-A. Parabéns para a pessoa talentosa e criativa que fez! (sério, sem puxação de saco agora, ficou muito legal mesmo. Imprima em versão gigante e cole no seu quarto \o/).

    Acho que é isso. Agora eu vou dormir, preciso recuperar as energias perdidas no ENEM. Até mais \o/ E que esta semana de escrita seja ainda melhor que a primeira (:

    Abraços!










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paulo avisou que o NaNoWriMo era trouble... HUAHUAHAUHAUHA Mas é, a gente passou pela maior parte desses problemas também, até se dar conta que não é assim. Até pra fazer post/resenha, eu saio escrevendo tudo o que passa pela minha cabeça e depois vou editando, editando... (esse post mesmo!)

      Sobre picos e pontes de história, deixa eu comentar: eu tava nessa também, sabia por exemplo que algum dia no futuro aconteceria X coisa com personagens que acabaram de se conhecer. Aí ia fazendo as pontes e começava a enjoar e parava a história. Minha solução foi juntar os picos, tipo fazer a coisa X logo.
      Não sei se isso vai acontecer com você, mas se acontecer vai direto pro que você quer escrever. O importante é não parar e ir até o final. (:

      E eu também adorei a imagem da capa e como ficou o twitter e o facebook e o novo conversinha. Tudo o NaNoWriMo me inspirando <3333 (aí eu fico no photoshop e não escrever. fuuu HUAHUAHUAHA)

      Muito obrigada pelo elogio e boa sorte. Você ainda tá melhor que a Igra! HUAHUAH

      Excluir
    2. Ah! E sim, nós temos uma Unidade Intensiva de Stalkeamento dentro da sua casa. Te observando dormir -nnnnnnnnnnnnnnnn

      Excluir
  2. Eu achei o blog de vcs por acidente [aka twitter hahaa] e cliquei neste link MARA. Nossa, eu até me empolguei agora, pq tenho várias ideias e isso NUNCA me ajuda. Até pq meu trabalho come meu tempo e escrever só nos finais de semana =[

    Adorei o blog e eu vou inserir a ideia! Gosto mto de escrever (na verdade é algo que acho que me dou melhor, por mais que deteste as vezes #crises)e conto para vocês meu progresso daqui uma semana hahahahaha

    Beijos e parabéns pelo blog! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo <3 Adoro quando aparece gente nova, volta sempre \o/ HUAHUAH

      E participa assim. Eu sempre achei o NaNoWriMo legal, mas agora que eu estou participando com tudo estou gostando MUITO mais. Vou esperar você semana que vem :)

      Excluir
  3. Eu estou tentando, mas estou a dois dias sem escrever, por falta de inspiração... acho que isso se chama Bloqueio Criativo, e sim, já no começo estou tendo, kkkkk. Uma coisa que eu acho do NaNoWriMo é que muita gente pensa que tem que escrever apenas em Novembro, e se o mês acabar: "tchau livro", simplesmente para de escrever. Pra mim, se eu não conseguir atingir as 50.000 words, tudo bem, o desafio continua, até você concluir seu primeiro rascunho. Eu penso assim: se você fica aflito porque não está conseguindo escrever nada, e com medo que Novembro acabe sem você ter concluído seu trabalho, não adianta ficar escrevendo. Eu acho que a leitura tem que fluir, e não ser algo na pressão.
    Tenho muitas ideias boas, só preciso arranjar um jeito de junta-las, rs. No momento, estou com 5001 words. E aqui está meu perfil pra quem quiser ver o que estou escrevendo: http://www.nanowrimo.org/en/participants/joshua-guimaraes/novels

    Abraços, Joshua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Semana que vem a gente vai falar sobre isso. Tenta escrever sem pensar, o importante do NaNo é criar a disciplina e ver até onde você consegue ir escrevendo e escrevendo, não importa o que você esteja escrevendo. Dá uma lida no que eu falei no comentário de baixo HUAHA

      Eu concordo com você que não precisa ser só em novembro. Na verdade, se você quer ser um escritor tem que ser muito mais do que em novembro. A questão é que criando um mês dedicado à disciplina com várias pessoas participando, ajuda a dar aquela força para não ficar travado eternamente na história (:

      Você já tá bem! Continua escrevendo, mesmo as coisas malucas que passarem pela sua cabeça. Te adicionei lá (:

      Excluir
  4. Vocês estão super lendo minha mente também! hahaha Tenho 516 palavras de uma história idiota (sério, não sei o que fazer!) que empacou. Eu tinha planos de começar outra mas não tenho tempo nem ideias, to quase desistindo ):

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não desiste não! Tenta tirar as preocupações e sair escrevendo o que passar pela cabeça. Nem julgar a história é uma boa, deixa ela acontecer. Só ia falar disso semana que vem, mas em uma prévia: tenta pensar nisso durante o dia longe da "hora de escrever". Qual o propósito dos personagens? O que vai acontecer? O que seria legal? Vai conhecendo a história e os personagens, pra poder imaginar o que poderia acontecer com eles. Eu penso as partes principais do que eu vou escrever no dia andando por aí (:

      Se precisar de alguém pra falar sobre a história, estou aqui!

      Excluir
  5. Eu conheci o projeto no blog Adorável Sasarete e me inscrevi. Para ser sincera ainda não sei como funciona, a página em inglês não ajuda muito.Mas tenho lido blogs de outras pessoas que estejam participando para entender a dinâmica do evento.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom essa postagem. Estou escrevendo um livro, e pretendo publica lo em.breve.
    Se poder, Segue meu blog, que è uma especie de diario, onde conto coisas que aconteceram na minha vida, e qye eu pretendi transformar em um livro.
    Grata pela atenção,
    Giovana

    ResponderExcluir

Posts Populares