almanaque das drogas bruxas

Enfiando a vassoura no seu Halloween

31.10.12Dana Martins


Hoje é o dia 31 de outubro, também conhecido como Halloween ou Dia das Bruxas. E o CC não ia ficar de fora, né? Então, aproveitando o espírito de maldade para pregar peças nesse dia, hoje nós vamos estragar a sua infância! Você conhece a origem da vassoura das bruxas?

Bem, eu não conhecia, até meu amigo vir falar comigo e até agora eu fico pensando nas implicações disso com o amor do Harry Potter pela vassoura e o terror que a Hermione tinha delas. Só para avisar: esse post não é para crianças, colocaria até como +18 e pediria data de nascimento como todo santo site de jogo (Paulo, sai daqui que você só tem 15 anos! Brinks haha <3). Vamos começar depois da imagem!

Sua infância indo embora em 5, 4, 3, 2...

Como nós vimos lá com o zumbi do Haiti, há dois lados da história: o sobrenatural e o científico. Se você realmente acredita no além, tipo que é mesmo Zeus o responsável pelos trovões e que Apolo cruza o céu carregando o sol (e é por isso que anoitece!), sua infância tá garantida, já pode pegar a sua vassoura pra sair voando. Agora, se você é desses que desconfia do lado místico dessas explicações, vamos em frente.

Você deve saber que muita gente foi queimada na fogueira como bruxa, tipo a Joana d'Arc e tal. Não que essas pessoas fossem realmente bruxas, às vezes só o comportamento questionável (tipo a prostituição ou dizer que a Terra não é o centro do universo) já era o suficiente. É fácil entender como alguém que lida com ervas, acredita em deuses antigos ou que tenha uma crença científica acaba sendo visto como bruxo. Mas já é mais complicado imaginar de onde inventaram que a pessoa pega a vassoura e sai voando.

Tipo: por que a vassoura? Se eu fosse uma bruxa, faria logo uma cadeira voar que é mais confortável. Um cavalo voador também é mais legal. Até o tapete é mais divertido (e eles voam na ventania). 

Bem, segundo o Tarso Araujo no livro "Almanaque das Drogas" a razão é beeeem diferente do que imaginamos. Como você pode ver na imagem acima, essas mulheres às vezes eram especialistas em "ervas afrodisíacas", que causavam alucinações e sensação de estar flutuando. Ou seja: bando de gente nas dorgas achando que tá voando. 


Algumas das poções feitas eram unguentos líquidos que precisam ser esfregados no corpo, principalmente nas mucosas. E nas mulheres o melhor lugar para isso... bem, é naquele lugar (queria ter lido 50 Tons de Cinza para usar um bom nome). 

Aí o marido chega em casa e pega a mulher montada na vassoura viajando nas dorgas. Ela provavelmente já acreditava que estava voando. Agora imagine muitos casos desses, muitas viagens dessas e a história voando através dos séculos de acordo com a visão da Igreja. Pronto, temos as nossas bruxas voando em vassouras.

Para saber mais sobre como acontecia, o envolvimento das bruxas com ervas e muita informação direta e legal sobre drogas, indico o "Almanaque das Drogas". Meu amigo me mostrou na livraria uma vez ("oi, moço, onde fica o almanaque das drogas?") e indico pra qualquer um que queira se informar sobre o assunto. Ou precisa fazer redação pro vestibular. 
E as vassouras de bruxa continuam honrando a origem...
Vocês ficaram sabendo do brinquedo de Harry Potter que fez sucesso entre as garotas? O texto está em inglês, mas resumidamente: Criaram uma Nimbus 2000 e fizeram ela vibrar para dar um toque mais realista. Vários pais ficaram tão felizes por seus filhos adorarem o brinquedo que encheram a página do produto de elogios.

Vassoura de Harry Potter que vibra para dar uma sensação de vôo mais realista! 

clica para ver maior!

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

5 comentários

  1. OMG.
    Ok, esse anúncio da vassoura ai foi engraçado demais shaushaushasha
    Pessoas ingênuas...

    ResponderExcluir
  2. Olá o/

    Gente, vocês são muito criativos. SÉRIO. Eu jamais imaginaria um post sobre vassouras no Halloween UAHUHA
    Muito, ahn, interessante essa história. Nunca parei pra pensar sobre o assunto. Fiquei meio chocado, principalmente com essa história da Nimbus que vibra! Criancinhas safadas, hein?
    Mas acho importante não levar essa história da origem das vassouras ao extremo, né? Acho que ninguém deve parar de gostar de histórias com bruxos só por causa disso. Porque, se for ver tudo o que tem uma origem pervertida, a gente não vai gostar de nada.

    Bom, parabéns pelo post, ficou ótimo (: Adoro o modo como vocês misturam informação com diversão. De verdade, é bem legal.

    Bom... abraços o/

    Ah! Hoje começa o NaNoWriMo! Estou preocupado, pensando loucamente no que escrever UAHUAH vamos ver se ainda hoje tenho uma ideia legal.

    Bom, até mais!

    ResponderExcluir
  3. DANA. DANA. DANA. Precisei comentar nesse post porque, ei, VOCÊ ESTRAGOU A MINHA VIDA.

    NUNCA ia imaginar esse tipo de coisa. Nunca mais verei filmes ou lerei os livros do Harry Potter com os mesmos olhos!!!!! DOR.

    Sério, eu sempre imaginei que bruxas usavam vassouras porque o formato da parte maior era o que impulsionava o voo. lol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU FALEI PRA VOCÊ NÃO LER, ERA SÓ MAIOR DE 18! -nnn AHUAHHA

      HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHUAHUAHUAHUAHUAHUHAUHA "formato maior impulsionava o vôo". Eu acho que você ainda tá certo, de certo modo...

      Excluir

Posts Populares