Capitão Planeta CCCuriosidade

Capitão Planeta alienígena

29.10.11Dana Martins



Você já reparou que...?
Talvez você seja novo demais, ou velho demais, e não lembre de um desenho antigo (mas que passa até hoje!) chamado Capitão Planeta. Nesse desenho, o espírito da Terra acorda e percebe o que os homens estão fazendo com o meio ambiente, então fica indignado e escolhe cinco jovens para receberem poderes especiais e lutarem contra esse problema. O tal nome, “Capitão Planeta”, é porque unidos eles conseguem chamar esse super-herói maior para salvar o dia.

Bem, agora, talvez você seja desatento demais, ou sem tempo demais, e ainda não tenha visto falar de certa história. Nessa história, um planeta recompensa a raça que vive ali por começar a cuidar do meio ambiente antes que tudo ficasse destruído, então parte deles ganha poderes especiais para defender o planeta. Ainda nessa história, uma raça distinta em outro planeta passa pelos mesmos problemas ambientais e ignora os sinais de alerta, então acabam se transformando em seres horríveis que são ótimos nos que eles já sabem fazer: destruir. Enquanto estávamos aqui entre uma mamadeira e outra e o Capitão Planeta, essa raça do mal atacou a outra raça e como o bem sempre vence... o planeta do bem foi quase que totalmente destruído e só restaram nove crianças com poderes especiais e seus tutores, que decidiram vir justamente para a Terra compartilhar da nossa mamadeira.

Tá, tudo bem, esse final desviou bastante do Capitão Planeta, a não ser que você olhe de modo geral: nove crianças que receberam poderes especiais de um planeta para lutar contra quem quisesse destruí-lo. E não duvido nada que juntas elas acabem chamando alguma espécie de Capitão Planeta...

Se você está se perguntando que história é essa: é a da série Legados de Lorien, do livro Eu sou o Número Quatro (vamos ignorar o filme, desculpe se foi o que você viu).

Agora, o que chamou mesmo atenção entre Capitão Planeta e Eu sou o Número Quatro é o poder especial. Existe uma lista imensa de poderes especiais legais para se ter, mas existe um que a maioria não teria escolhido e, por algum motivo, os criadores do desenho e do livro acharam que era legal ter. 



(SPOILER! Fique longe se você não leu Eu sou o Número Quatro. É um tipo aqueles “fulano morre!”)

Se você fez as contas (ou se lembra do desenho), em Capitão Planeta tem cinco garotos e existem quatro poderes elementais: fogo, terra, ar e água. Qual o poder do quinto? O quinto, aquele indiozinho que representa a América do Sul, tem, citando o NA, “o PODEROSO poder do coração”, que vem a ser o mesmo que o principal poder do Número Quatro.


E que poder é esse? A incrível capacidade de se comunicar com animais. O sonho de toda criança largada em casa com o bichinho de estimação! Os dias de não entender mais o cachorro acabaram! Hamster te ignorando? Nunca mais! Essa é a melhor solução para salvar o planeta!

(fim do spoiler)


Se o autor de Legados de Lorien não se inspirou em Capitão Planeta, pelo menos partilha do mesmo senso de poderes legais que os criadores do desenho. E aí, alguém já tinha reparado nessa semelhança? É claro que não, as pessoas têm mais o que fazer...


TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

4 comentários

  1. A ideia de poderes elementais sempre me fascinou em qualquer história, e justamente por ter sido "inspirado" em Capitão Planeta (VAAI, PLANETA! opa, desculpa ^^') e com todo esse cenário de "viemos de outro planeta", essa série parece bem interessante. Pena que o poder de salvar o mundo tá longe de ser assim tão fácil pra nós(depressão mode on).

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo Capitão Planeta.. mesmo que graças ao meu irmão mais novo.. u.ú
    Não tinha reparado nessa semelhança entre o livro e o desenho.. - eu tenho mais o que fazer.. kkkkkkk -
    Realmente, eu não tinha reparado, só agora que vi seu post.

    Beijos.
    Tici- ObsessionValley.

    ResponderExcluir
  3. Realmente não tinha reparado, mas pra isso que existem pessoas atentas como vc, pra alertar a gente sobre essas coisas tão importantes! rs

    Eu tenho uma lista de poderes que seria legal ter, e esse do coração não tá na minha lista não, e se parar pra pensar, sabe quem teve esse poder ai primeiro? Tarzan!

    Acho que poder bom mesmo seria conseguir se comunicar com humanos! Chegar ao coração das pessoas e toda essa coisa bonitinha... isso sim, faria muuuuuita diferença!

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse desenho (me sinto meio excluida, haha), mas notei a semelhança, pelos fatores que você citou. Realmente, tem uma vastidão de poderes e ambos falando com animaizinhos? É fofo, mas pouco comum. O autor de Eu sou o numero quatro deve ter se baseado sim. :)

    Beijo

    ResponderExcluir

Posts Populares