13ª temporada amor

A diferença de amor fraternal para romântico em Destiel

21.11.17Jota Albuquerque


Algo que eu tive que lidar (assim como muitos Destiel Shippers) com essa nova temporada é o luto pelo fato de o amor do Dean pelo Castiel ser lido como fraternal. Mas não só isso, também tem muita gente falando que ele não se importa com o Castiel (oi? como?!). Só queria dizer que: CHEGUEEEEIII TO PREPARADO PRA ATACAR, QUANDO GRAVE BATER EU VOU SOCAR (com palavras, claro).
Primeiro de tudo, VOCÊS POR ACASO ESTÃO VENDO A SÉRIE? PORQUE REALMENTE NÃO ME PARECE. COMO VOCÊS TEM A AUDÁCIA DE DIZER QUE DEAN NÃO SE IMPORTA COM O CASTIEL? Bibros, tirem as vendas, obrigado.

Então, partiu começar a análise? Aviso que haverá spoilers, obviamente.

"I know who you love"
Essa temporada começa com eles todos tendo que lidar com grande stress e luto. Até aí, beleza, todos eles perderam muita gente e é muito pra processar. Mas há um diferencial no luto deles e no modo de agir.

E qual é esse diferencial? O que é perceptível logo no começo é que Sam foca na mãe deles, sempre crendo que a mãe vai voltar, que tem como salvar ela. A mãe sempre é o primeiro pensamento de Sam, enquanto com Dean, ele sempre pensa primeiro no Castiel. Veja o exemplo de quando a vessel de uma anjo diz que Jack pode fazer quase tudo, ele logo para um segundo, mas ela diz que não tem como trazer alguém de volta à vida e que Castiel ter morrido foi culpa dele (o que sabemos que não foi), o que distrai ele e dá tempo dela escapar:






Nesse mesmo episódio, quando eles estão a procura de Jack, Dean não consegue dizer que Castiel está morto: "Mom is dead, Cas is... Crowley is dead". Nesse mesmo episódio ele diz, rezando (Vale lembrar que a primeira vez que ele rezou mesmo e de coração foi para o Castiel): "You are gonna bring him back. You're gonna bring them all back." e antes que alguém pudesse negar: "You are gonna bring Cas, mom and even Crowley back!", o que não só comprova que Cas é mais importante pra Dean, por vir primeiro, como ele usa o mesmo modo de fala do Cas, ou seja = ele sabe que o 'I love you" do Cas foi pra ele.


E - não lembro se depois dessa cena ou antes - mostra ele amarrando os pés do Cas, preparando para o funeral de caçador, ele reza silenciosamente:


Nisso, existe uma diferença enorme para como Dean vê Cas, de como Sam vê Cas. Isso fica (ainda) mais claro no terceiro episódio, quando Dean fala não ser capaz esquecer isso.

Abaixo terá o script da cena legendado.
Sam: Eu não terminei mau quando era eu a 'aberração' - quando eu bebia sangue de demônio.
Dean: Qual é cara, isso era totalmente diferente.
Sam: Era? Porque você poderia ter me baleado. Pai falou pra você atirar em mim, mas você não o fez. Você me salvou, então me ajude a salvar ele.
Dean: Você mereceu ser salvo. Ele não!
Sam: Sim, ele merece, Dean! Claro que ele merece!
Dean: Olha, eu entendo que você queira usar a criança como um tipo de... abridor de lata interdimensional. Okay. Mas não aja como se você se importasse com ele, quando você só se importa com o que ele pode fazer por você. Então se você quer fingir, beleza. Mas eu mal consigo olhar pra criança porque quando o faço, só consigo ver todos que perdemos.
Sam: A mãe escolheu dar aquele soco no Lúcifer. Jack não é culpado.
Dean: E Cas?
Sam: O que tem Cas?
Dean: Ele manipulou Cas. Jack fez promessas pra ele-'Paraíso na Terra' e Cas caiu nessa. E sabe no que isso deu? Ele tá MORTO! Agora, você pode ser capaz de esquecer isso, mas EU NÃO!
Jack: *poderes on* Castiel...
Cas: *acorda*

Vamos começar pelo fato de que o Dean estimulou os poderes do Jack, estimulou emocionalmente, fazendo assim Jack acordar Castiel, MANOOOO! ISSO É MUITO INCRÍVEL! Por sinal, vou traduzir um texto que achei que fala sobre e como isso veio sendo trabalhado ao longo de algumas temporadas... Mas enfim.

Podemos ver agora claramente que Sam e Dean não estão na mesma página, assim como Castiel tem um significado diferente pra cada um deles. E óbvio, o luto do Dean é centrado no Castiel, não na mãe deles (e é esse o ponto do texto). Podemos ver a linguagem corporal do Dean, os olhos quebrados e a raiva caindo do copo cheio que ele é nesse momento, e Sam está entendendo tudo, silenciosamente, ele sabe que os sentimentos de Dean não são somente amizade. Algo maior acontece ali.

E então dizem: "Dean está tão out of character. (fora do personagem)" e somente: Não, ele não está. E por que? Olha:

gif feito por destielette
E de bônus:

Esse gif é de quando ele perde a memória. Olha a dor nos olhos, isso é após ele esquecer do Cas. "And Cas is..."

Essa é da cena de quando Castiel morreu. Olha a dor nos olhos.

Se o primeiro pensamento e preocupação do Sam é com a mãe, vemos que a conexão de Sam é familiar. A de Dean é a conexão romântica, com Cas. Não que Dean considere a mãe menos, mas o Cas é mais importante pra ele. E Mary sabe disso, ela sabe desde quando viu Dean abraçado com Cas, quem sabe um dia eu escrevo um texto ou traduzo algum pra vocês sobre isso.

E com tudo isso, agora temos abertura pra falar do episódio 4 da temporada. Castiel está no "Vazio" e tem esse monstro que começa a dizer que "sabe o que ele odeia, quem ele ama, e o que ele teme" (fiz referência lá em cima rs)... Na hora do 'who you love' (por sinal, tá mais do que óbvio que é o Dean) o monstro sussurra, e em 'what you fear' Cas olha pra ele como se estivesse destruído e assustado:




E o monstro diz em seguida: "Não há nada pra você lá" e Cas tenta se levantar dizendo que os Winchesters precisam dele. O Cas tem medo do que a maioria de nós tememos: não ter alguém que nos ama esperando por nós. E lembrar frisando o who you love com um sussurro seguido de 'what you fear' deixou claro que estamos falando de Dean. Novamente, amor romântico, não fraternal ou de amizade. E percebemos que sem o Cas, Dean não tem esperança (canon e oficializado no quarto episódio). 


TAGS: , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Li todos os seus textos sobre Destiel e posso afirmar que concordo com você em tudo.
    Você escreve perfeitamente bem e com um ponto de vista maravilhoso que consegue aprofundar ainda mais o leitor o envolvendo emocionalmente na questão destiel.
    Após ler os seus textos posso afirmar com certeza que shippo ainda mais esse casal.
    Obrigada por fazer minha madrugada de sábado feliz.

    ResponderExcluir