1ª temporada 2014

O triste é que a Karma só é cega. Quem sofre de negação mesmo é a Amy

23.9.14Dana Martins


O que esperar da 2ª temporada de Faking It???

HOJE É DIA DE FAKING IT, BEBÊ! 50 anos depois de uma espera sofrida até a segunda temporada... Tá, nem tanto. Eu mal tive tempo de respirar e hoje, 23 de setembro, já estão me atacando com um novo episódio. Pra comemorar eu tive que vir escrever mais um texto. (eu não sei se eu deveria comemorar ou chorar e vocês sabem o que isso pode significar pra o CC) O que eu vou falar hoje?

Eu acho que na 2ª temporada nós vamos repensar a posição da Karma nisso tudo, então rever a 1ª temporada da perspectiva dela é um bom esquenta.


"O triste é que a Karma só é cega. Quem sofre de negação mesmo é a Amy" - eu falei no twitter, e a Rebeca [de Faking It] disse "discorra". Pois é, a culpa é toda dela... HUAHUAHUAH Não dá para me pedir para discorrer sobre Faking It, sem esperar que vai dar nisso:

Preciso comentar que tem spoiler da primeira temporada de Faking It inteira?


É fácil pra gente que vê os dois lados perceber o que tá acontecendo. Acho que parte do fator tortura da série é justamente brincar com o fato de que a gente sabe, mas elas não. Só que por algum motivo a Amy acaba se destacando na história. Posso supor vários fatores, mas acho que o principal é que com a história toda de fingir que são lésbicas, ela acaba descobrindo uma verdade sobre si. Então é basicamente como se tivessem tirado a roupa da pobre garota no meio da escola e é muito fácil simpatizar com a personagem em apuros.

Já a Karma, ela gosta de estar no controle. Ela mesmo sem saber é a principal responsável por "tirar a roupa" da Amy. Ou seja, ela já começa meio mal-quase-vilã porque ela é a culpada das coisas ruins. Mais do que isso, ela não se deixa levar pelos problemas, assim que ela percebe, Karma resolve rapidinho a situação. Então é difícil se preocupar com uma personagem que se recusa a fazer papel de vítima. Ainda não acabei! A Karma ainda não passou por nenhuma grande revelação como Amy, talvez nem passe, e ao mesmo tempo ainda não se descobriu de verdade. Ela é insegura demais. Ela canta, só que não tem muita confiança para mostrar isso. Ela quer provar seu valor para os pais, o que é mais importante pra ela do que ser reconhecida na escola. Ela também quer aproveitar a vida com o pessoal popular.

A Karma me chamou atenção porque eu não fazia ideia de quem ela era exatamente. 

A verdade é: a Karma ainda não tem confiança pra ser quem ela quer (e talvez nem saiba quem quer ser). E isso dá a impressão de que ela está escondendo algo. É claro que é possível ela estar escondendo algo, estamos falando de personagens de uma série e se já de início revelarem tudo sobre eles acaba a graça. A segunda temporada é sobre segredos, é totalmente possível que aconteça um plot twist com a Karma revelando algo grande. Mas até o momento? A Karma que nós conhecemos é isso.

Eu fiz a maratona perturbando minha amiga (HUAHAUH) e analisando os momentos Karma-Amy pra mostrar que a Karma não é a desgraçada que parece ser e a Amy não é tão santinha.

Antes de tudo, vamos lembrar que elas são amigas? Coisas como a dança no final da temporada, que parecia romântica, é algo que elas ensaiaram durante anos como amigas. Provavelmente era algo comum as duas juntas na cama sob os cobertores fazendo maratona no netflix (de orange is the new black -nn HUAHUAH). Em um momento a Karma fala que "agora eu posso segurar a mão da minha melhor amiga em público...", então elas provavelmente já andavam agarradas pra lá e pra cá. Até no episódio 5, do Croquembouche, que é todo focado na AMIZADE delas, mostra a Karma fazendo massagem na Amy no carro - e apesar da Lauren sacanear, não é uma cena romântica.

amizade <3

A moral da história é que é daí que a Karma vem e ela não faz a menor ideia de que de repente para a Amy tudo isso virou romântico. Então não é que a Karma esteja sacaneando, ou seduzindo, a Amy. Ela só está sendo a amiga que ela sempre foi. E parece que essa é uma questão que eles vão abordar na nova temporada, só que dessa vez a Karma percebendo.

Agora a análise da 1ª temporada de Faking It... De 8 episódios, em 7 deles a Amy foge da situação, enquanto a Karma foge só em 2.

No primeiro episódio, temos a ideia louca da Karma de fingir que é cega(!!!!), que a Amy aceita em acompanhar até elas serem confundidas com lésbicas. A partir da festa, a Amy NÃO quer. Aí ela decide entra no jogo. Aí percebe que não gostou (depois de ver a Karma beijando o Liam) e volta atrás. Karma e Amy decidem se separar, mas a Karma percebe que a amizade delas é mais importante e vai até o alto do prédio (contra o próprio medo de altura) para dizer que vai deixar aquilo tudo pra trás pela Amy. É a Amy quem decide continuar. Mais ainda: quando Lauren revela o segredo pra escola, a Karma COMEÇA a contar a verdade, então a Amy interfere e dá o beijo.

Então, calma aí, a Karma acabou começando as coisas, mas foi a Amy que continuou com a mentira?


Logo no segundo episódio, nós vemos as consequências negativas disso pra Amy (que talvez precise mudar de quarto) enquanto a Karma está sendo adorada pelos pais. A Amy quer terminar a mentira, isso ela diz diretamente, mas quando o assunto chega no beijo... a Karma pergunta se o beijo foi tão ruim assim e ela diz que "foi como beijar a minha irmã" ("I'm so clearly not a lesbian"). Ainda como uma criança de 7 anos, ela joga a indireta "parece que VOCÊ gostou disso" e a Karma responde: "Você foi incrível!"

Tá vendo a merda? A Amy nega isso e diz pra Karma que foi como beijar uma irmã. Como nós vemos em outros assuntos, a Karma sempre se faz presente para reforçar a confiança da amiga e diz sinceramente que foi incrível. Sabe, elas nunca devem ter mentido uma pra outra, por que a Karma pensaria diferente?



E ela pensa. Mesmo jogando charminho pra Amy entrar no jogo, no mesmo episódio ela percebe que a Amy tá triste, o que a Amy nega totalmente. Aí nós chegamos à segunda parte da confusão: Liam Booker. Do mesmo modo que a gente não consegue dizer direito se a Karma ficou chocada no episódio 6 por ciúme da Amy beijando o Liam, ou por ciúme do Liam beijando a Amy, ou por ter gostado do beijo da Amy, ou por ter percebido que a Amy tava levando a sério... Imagina pra Karma entender o que tá acontecendo com ela. Ainda mais quando a Amy nega tudo!

Em todos os episódios tem um momento que a Karma dá pra trás e a Amy mente pra continuar. Chega a ser chato de tantas vezes que a Karma pergunta.

Mesmo depois do episódio 6 em que a Amy finalmente decidi ir atrás do que quer, ela não fala diretamente. Amy até confronta a Karma no episódio 7 (delas terminando na escola), mas não diz a raíz do problema. No final do episódio, Amy ainda se esconde atrás da mentira "Vamos dar ao público o que eles querem" (pra beijar a Karma), em vez de dizer diretamente o que sente. (o que o Liam faz logo em seguida e se dá bem) Meeesmo depois disso tudo, porque parece ter um tempo considerável entre os episódios 7 e 8, Amy não diz nada e se esconde atrás da amizade. Ela chega a fazer aquele discurso cheio de indiretas no casamento, mas não diz pra Karma. Ela só diz depois que a Karma descobre e força - e irritada por ver o Liam.

Parece um pouco que ela não tem dente nesse gif... HUAHUAHUAHUHA

Nesse tempo... a Karma percebe que tem algo errado depois do beijo no threesome, tanto que ela vai embora e a próxima coisa que faz é decidir acabar com tudo aquilo. Como ela diz no final do episódio 8, ela percebe que tem algo errado ali, mas pensa que é só a Amy ficando confusa com tudo e que se acabar com aquilo, acaba a confusão. Ela está até disposta a acabar com o Liam, mesmo claramente gostando dele. Karma é sincera até no final do episódio 7, quando diz pra Amy que não quer mais fazer aquilo. Ela não quer mais confundir a cabeça da amiga.

Então pela primeira vez Karma se vê em uma situação delicada: ela finalmente consegue o garoto, mas sabe que não pode contar para amiga. E aí, somente aí, ela mente para a Amy. E não deixa de comparecer no casamento, de correr para dançar com a Amy, de estar presente na hora do discurso.

Acho sensacional a cena das duas abrindo o jogo no final, porque a Amy tá ali para brigar por ter visto o Liam, enquanto a Karma chega porque descobriu o que a Amy sente. Elas estão, tipo, em mundos diferentes.

No fim das contas, a Karma é só cega, porque durante o tempo inteiro não percebe o que está acontecendo com a própria amiga. E nem tão cega assim, cá entre nós, porque ela percebe, tenta entender e a Amy se nega. Já a Amy? Negação pura até o último minuto do segundo tempo, que pelo jeito é o que ela vai continuar fazendo na próxima temporada.



Mas a melhor parte de tudo é que isso não é tão simples assim. Nenhum personagem é 100% certo ou errado. Afinal, também é conveniente para a Karma acreditar que a Amy não gosta realmente dela. A temporada é tão pequena que também não é como se a Amy pudesse ter feito outra coisa - ela pensa o mesmo que a Karma no início, que é uma confusão, e tenta resolver isso com ajuda do Shane para não atrapalhar a amizade. Se bobear, Amy até sabia que a reação da Karma seria terminar com tudo e lá no fundo ela queria tirar casquinhas da amiga, queria ver se a Karma ia reagir igual. Enfim, é um furacão de intenções que é incrível porque a vida é exatamente assim.

-dana martins


Extra:
1- Não, eu não acho que a Karma tenha uma paixão secreta pela Amy.
2- Eu acho que ela pode ter gostado do beijo, até estaria aberta a tentar, mas que não seja algo que ela realmente queira.
3- Eu acho (e espero!) que a Karma pode passar por um outro momento em que ela queira tentar algo com a Amy.
4- Para isso acontecer, o Liam precisaria sair da jogada, porque a Karma realmente gosta dele.
5- Eu não sei se seria bom pra história, pras personagens e se eu quero que as duas fiquem juntas mesmo.
6- Eu to morrendo de medo dessa temporada fazer merda (não com karmy, mas com todo o conceito). Curiosamente, é o mesmo medo que eu tinha no início da primeira temporada.
7- Em último caso, corra para volkevens.






TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

0 comentários