CCLivros CCResenhas

Mitologia Nórdica, de Neil Gaiman

30.5.17Isabelle Fernandes


Acho que a essa altura todo mundo já sabe que eu simplesmente vou atrás de tudo que tenha o nome Neil Gaiman no meio, né? HAHAHAHAHAH. Então quando eu soube que ele ia lançar um livro recontando os principais mitos da mitologia nórdica, que eu não conheço nadinha, soube que era a OPORTUNIDADE DE OURO pra mudar isso.

Mitologia Nórdica é um livro de acabamento maravilhoso (CAPA DURA, MINHA GENTE!!), todo gracinha e com aquele estilo narrativo que quando você lê já sabe logo que é do moço, mas os mitos em si.....minha nossa. Olha, eu tô acostumada com as bizarrices nos mitos gregos e, além disso acompanho a série Magnus Chase (que é baseada na mitologia nórdica), então achava que não tinha como eu me surpreender mais e que eu finalmente ia entender como certas coisas que são citadas nessa série aconteceram.

Pois isso não aconteceu.

Minha cara enquanto lia HAHAHAHA

O Neil começa o livro com o mito da criação, que é basicamente fogo de um lado, gelo de outro e tudo surgiu do limbo entre os dois, a partir de um único gigante e pouco depois O ODIN JÁ TAVA LÁ. Isso foi um choque pra mim porque tá, eu sabia que ele era o Pai de Todos etc, mas não tinha parado pra refletir no significado de PAI. DE. TODOS HAHAHAHAHAHAHA inclusive achei muito bonitinho como o primeiro homem e a primeira mulher foram criados.

A partir daí Gaiman vai contando os feitos do Thor (que se resumem a matar gigantes e fazer o que dá na telha), como Frey perdeu a espada (que eu achei até fofinho, só que não aqueceu meu coração) mas o protagonista da porra toda é o Loki. Ele sempre rouba a cena quando aparece (que é em quase tudo), é ele que movimenta as coisas e parece ser a única criatura inteligente desse universo. Me dava muita raiva ver todo mundo, incluindo os deuses que já sabiam muito bem como ele é, cair na conversa mole dele HAHAHAHAHAH. E posso dizer tranquilamente que Loki é o mais carismático de todos ali, porque de resto.....acho todo mundo bem pombo.

Pois é cara, até entendo você ser tão filho da puta HAHAHAHA
Só que infelizmente o destino dele é uma desgraceira só. Eu já sabia o que acontece com Loki, mas ainda assim me deu uma dorzinha no coração ler os fatos, por mais que tenha sido uma retaliação ao fato dele ter deliberadamente feito um irmão matar o outro HAHAHAHAHAH. Sim, Loki é trapaceiro, vingativo, ardiloso e sempre metia os outros e até a si mesmo em confusões por causa disso, mas ainda assim eu me simpatizo horrores.

Pra ver como é o nível desse panteão HAHAHAHAHAH

Mas fora esse detalhe de nenhum deus ou outro personagem além do antagonista ser interessante, é um livro muito gostoso de ler. Você começa e quando vai se dar conta já tá quase acabando e pensando "QUEEEE MAS JÁAA???", e ainda termina com a ideia de renascimento e recomeço. Ok, achei uma coisa que eu gostei além do Loki: como termina o Ragnarök.

Nota:

É bom, mas não arrebatou meu coração


Ficha Técnica:

Autor: Neil Gaiman
- Editora: Intrínseca
- À venda em: Livraria CulturaSubmarinoSaraiva, Amazon










Um muito obrigada à Intrínseca por ter disponibilizado esse livro pra gente <3



TAGS: , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

1 comentários

  1. Neil Gaiman é bom autor! Existem muitos tipos de mitologia, dependendo da região e do tempo histórico. Minha parte favorita deste tema são as criaturas fantásticas! Alguns dias atrás eu vi o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam e adorei! Há do mais terno ao mais perigoso. Se você é fã de mitologia, acho que você estará interessado neste filme, eu recomendo!

    ResponderExcluir