2014 Adriana Araujo

Balanço de Leituras Especial - 2014

3.1.15ConversaCult


Já é o terceiro ano consecutivo em que fazemos o Balanço de leituras Especial de fim de ano aqui no ConversaCult, então acho que já podemos chamar isso de tradição, não é?

Sendo assim, vamos fazer uma breve retrospectiva: em 2012 a equipe realizou um total de 115 leituras, dividida entre seus três membros atuantes, o que dá uma média de 38,3 livros por pessoa. Já em 2013 foram 241 leituras, mas estas estavam diluídas entre sete membros participantes do Balanço. Uma média de 34,4 livros por pessoa. Será que conseguimos nos superar no ano de 2014? Quais será que foram as melhores leituras na opinião de cada membro do blog? E o que devemos esperar de 2015?!


Oh, meu Deus, são tantas perguntas!


>>>Diego, 31 obras lidas. 21 livros. 9 graphic novels. 1 conto.

1 - Exorcismos, amores e uma dose de blues; 2 - O doador de memórias; 3 - bidú - caminhos; 4 - Eleanor & Park; 5 - Dora

Como foi o seu ano literário? Maravilhoso. Entrei em crise no meio, larguei tudo e fui ler um monte de HQs. Daí voltei e li mais um pouquinho, me revoltei de novo e me acabei nos mangás. Essa contagem nem os inclui, por que se não os números seriam absurdos. Não cheguei nem perto dos 52 livros lidos que prometi no ano passado, mas isso não me incomoda. Foi uma baita de uma viagem mesmo assim. Li mais livros em inglês, como eu pretendia. E das 31 obras, 17 de autores brasileiros. Mais da metade e bem mais do que eu havia me comprometido no último balanço especial. Foi um bom ano!

O que esperar dos livros em 2015? Pelo quarto ano seguido vou tentar 52 livros. Tô sentindo que esse será o ano, ein! Vai ser importante alcançar essa estabilidade na minha vida, mesmo. Pelo menos um quarto destes deverá ser de autores brasileiros e um quarto lido em inglês. Vou incluir uma meta adicional: 12 graphic novels. 2015 já promete muito lançamento bom e tem aqueles autores queridos que a gente já sabe que vão estar na Bienal trazendo coisa nova pra gente se jogar. Vai ter Bienal no Rio com mega encontro do ConversaCult e Comic Con Experience de novo! Vai ser brilhante, podem ter certeza!


>>> Isabelle, 49 livros, 1 graphic novel.

1 - Laços de sangue; 2 - O rei; 3 - Faça boa arte; 4 - Emma; 5 - Tocada pelas sombras

Como foi o seu ano literário? Comecei mal, tive alguns baixos pelo caminho mas no geral foi só felicidade. Inclusive queria colocar a graphic novel de O Mar de Monstros na conta dos livros só pra ficar com 50, mas resolvi jogar limpo HGUDHFGIDFHGIHDI enfim, estou super satisfeita com esse resultado final. Li mais coisas incríveis do que ruins, me acabei nas histórias, fui conquistada por novas sagas e novos autores...ou seja::: PERFEITO

O que esperar dos livros em 2015? Bem, 2015 promete porque tenho muita coisa pra ler e está tudo ao meu alcance graças às duas bibliotecas públicas aqui no rio que possuem um catálogo excelente. Tenho nenhum projeto em particular que não seja ler , ler e ler mais ainda. Quero me esbaldar q


>>> Adriana,  19 livros.

1 - Perdida; 2 - Encontrada; 3 - A sombra do vento; 4 - Ratos; 5 - Inferno

Como foi o seu ano literário? Mediano. No geral, li obras bem bacanas. Foi, sem dúvida, o ano em que li mais escritores brasileiros (e isso nem era uma meta, foi puro acaso). Me apaixonei perdidamente por alguns títulos, gostei de quase todos e só abandonei um. Alguns foram mais ou menos, mas mesmo assim os terminei. Em termos de números eu poderia ter lido bem mais se não ficasse perdendo tempo com bobagens.

O que esperar dos livros em 2015? Uma certeza eu tenho: farei a releitura da série Harry Potter. Protelei durante esse ano, mas de 2015 ela não passa. Pretendo gastar menos em livros também. To entrando 2015 com livros intocados em casa. Assim como a Bells, pretendo investir fortemente nas bibliotecas públicas, que foram minha fonte durante muito tempo e não sei porque deixaram de ser. Não tenho metas numéricas, mas ultrapassar o número desse ano é uma boa ideia.


>>> João, 12 livros (3 incompletos), 1 graphic novel, 10 HQs (em média, 120 edições).


1 - O nascimento de vênus; 2 - Turma da Mônica - Laços; 3 - Young Avengers; 4 - House of M; 5 - Will & Will

Como foi o seu ano literário? Em questão de quantidade, foi uma droga. Mas eu não estou exatamente decepcionado. Li vários gêneros diferentes do habitual esse ano, o que expandiu meus horizontes como leitor numa proporção surreal, e descobri a coisa que mais gosto de ler no mundo (e também o jeito mais prazeroso de se começar a ler em inglês) QUE SÃO HQs!!!!! Foram meses penosos, li muita coisa na marra, mas eu descobri um jeito prático de me divertir no meio disso tudo. Enfim, um bom ano.

O que esperar dos livros em 2015? Espero tomar vergonha na cara e começar a ler romances em inglês (queria começar com Harry Potter, vamos ver se dá certo). Também pretendo voltar aos romances, visto que a quantidade que li reduziu pela metade se comparado com 2013, e explorar mais romances históricos, já que o favorito do ano foi desse gênero. Ah, e o mais importante: quero ler mais por prazer. Metade do que li esse ano foram leituras obrigatórias - daí o número alto de desistências - e quero mudar isso. No final das contas, se divertir é o que mais importa.


>>> Dana, 19 obras lidas. 18 livros. 1 graphic novel. 9382 HQs.

1 - Capitã Marvel; 2 - Convergente; 3 - O histórico infame de Frankie Landau-Banks; 4 - The art of The Last of Us; 5 - Americanah

Como foi o seu ano literário? Estranho? Eu li metade do que eu pretendia ler, mas ao mesmo tempo foi um ano um pouco... variado. Eu comecei a ler mais HQs e por isso mesmo eu coloquei Capitã Marvel como primeira. Quer dizer, depois de terminar o vol. 3 com lágrimas nos olhos tenho certeza de que não poderia ser outra escolha. Acho que é a coisa mais inspiradora em termos de leitura pra mim nos últimos tempos e reanimou minha esperança em HQs. Além disso, MELHOR INTRODUÇÃO DE SUPER-HERÓI PRA KAMALA KHAN. Também tive que colocar o The Art of The Last of Us porque também foi muito inspirador. E Frankie Landau-banks e Americanah são duas histórias que continuam me acompanhando e me fazem repensar o que significa contar histórias (além de toda a pegada feminista...). 2014 não foi nada do que eu esperava, mas foi uma surpresa gostosa e inspiradora. *o número de HQs não é real, mas eu não sei nem como contar. também não contei graphic novel que eu li direito.

O que esperar dos livros em 2015? MAIS ALTO. MAIS LONGE. MAIS RÁPIDO. MAIS. Ler mais coisas inspiradoras, ler mais histórias legais, mas também tem uma coisa específica que eu quero: ler menos por obrigação. Eu funciono muito com o meu sensor aranha, que é ir com a cara e ler. Esse ano eu passei tanto tempo tentando ler as coisas do projeto literário que eu passei pouco tempo fazendo isso. Mas não só isso, preciso me reorganizar mais pra ter tempo de leitura. VEM COM TUDO, 2015.


>>> Valentino, 50 obras lidas. 48 livros. 1 HQ. 1 graphic novel.

1 - Luneta âmbar; 2 - Mentirosos; 3 - Apocalipse Z; 4 - O monge e o executivo; 5 - 1Q84

Como foi o seu ano literário? RAZOÁVEL. Eu atingi minha meta, certinho. Mas eu esperava ler 50 livros. Sabe como é, né ''mire alto, acerte baixo''. Foi um ano feliz apesar de ler 10 num mês e nenhum ou um no outro hahaha Gostei, acho ótimo e chique. Colocando em porcentagem fica: 20% perfeitos, 40% excelentes, 39% bons e 1% ruim (sagarana). Sobre as HQ'S: Só li uma de três. Eu tenho comprado, mas ainda não li o volume dois e três da Capitã Marvel. AH! Serei abusado e aumentarei pra um TOP 6, o sexto e maravilhoso é: Os Homens que Não Amavam as Mulheres, do Stieg Larsson. 

O que esperar dos livros em 2015? MAIS ALTO. MAIS LONGE. MAIS RÁPIDO. MAIS. Minha meta esse ano será de três livros por mês, tentando ler quatro e esperando mais de 50 no final do ano. Darei mais atenção pra livros grossos e em inglês. AND may the odds be ever in our favor! ;)


>>> Paulo, 34 obras lidas. 32 livros. 2 graphic novels.
1 - Garoto encontra garoto; 2 - Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo; 3 - Uma longa queda; 4 - Mentirosos; 5 - Faça boa arte

Como foi o seu ano literário? Melhor que 2013, embora não tenha atingido a meta de 40 livros. Independente do número de obras lidas, estou satisfeito. Sinto que li o que pude ler, sem pressão para ler mais ou cumprir alguma meta. 2014 foi um bom ano.

O que esperar dos livros em 2015? Daqui a um ano, desejo escrever um balanço como esse. Tudo que espero de 2015 é continuar lendo e sentir satisfação com o que conseguir ler. Mantenho a meta de 40 livros, mas o meu foco será aproveitar boa literatura.


>>> Elilyan, 51 obras lidas. 49 livros. 1 HQ. 1 mangá

1 - A verdade sobre o caso Harry Quebert; 2 - Espero alguém; 3 - O jogo do exterminador; 4 - A vida e obra de Terêncio Horto; 5 - Minha breve história

Como foi o seu ano literário? Cheio de livrões. 2014, será marcado pela quantidade orbitante de livros com mais de 400 páginas que li. A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert, Star Wars: A Trilogia e O Pintassilgo são alguns exemplos dos tijolões que andei lendo. Por ler tantos livros com muitas páginas, o resultado é que fiquei muito longe de bater meu recorde pessoal de 100 livros lidos. 

O que esperar dos livros em 2015? Coerência. Em 2014, fui de livros infantis para eróticos. De eróticos para HQ. De HQ para poesia. De poesia para gastronomia. Sinto que falta coerência para definir uma linha de leitura. Acho que, em 2015, vou procurar ler mais autores russos, gregos e franceses. Talvez navegando entre obras de escritores do velho continente consiga encontrar coerência. 




E é isso, minha gente. Para fins de curiosidade, isso dá um total de 265 leituras realizadas pelos oito participantes do balanço desse ano, o que dá uma média de 33,1 livros por pessoa. Que seja ela seja ainda maior na próxima \o/

E até o ano que vem!

TAGS: , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

7 comentários

  1. Vocês leem muuuito, parabéns! Alguém tem alguma técnica para ler, tipo leitura dinâmica?
    PS: Adorei ver o rostinho de cada um. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho técnica não, tanto que meu número de leituras é um dos menores da equipe. Mas confesso que, quando o livro tá muito zzzzzzz, eu vou pulando umas partes (Madame Bovary, olá. SIM, PULEI PARTES DE MADAME BOVARY, PODEM APEDREJAR).

      E eu tenho probleminhas com mostrar rosto aqui no blog (por isso os livros na frente da cara, UHAUAHU), mas que bom ver que você gostou! A gente faz isso pra aproximar a equipe dos leitores (Dana diz que é pras pessoas saberem que somos "reais"), e, se isso tá acontecendo, vale a pena o sacrifício (:

      Excluir
  2. Nossa, faz tempo que nao leio tanto livro. Parabens ai em

    ResponderExcluir
  3. Adorei as escolhas de vocês, e não consigo esconder que fiquei internamente feliz ao ver Haruki Murakami e Carpinejar aí! Ah, outra coisa, gostei de ver Ratos, de Gordon Reece, entre os favoritos porque é um livro que eu quero ler já há algum tempo.

    Beijão e ótimo 2015 para vocês!
    Livro Lab

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline e Diego, POR FAVOR, leiam Ratos logo!!!!! É uma leitura super rápida, mas extremamente impactante ao mesmo tempo. Um dos meus favoritos da vida. MUITO MUITO MUITO BOM.

      Excluir
  4. Que lindas as leituras de vcs! Tem mt livro que adorei aí, e mt livro que quero ler. Ratos tem uma premissa mtmtmt interessante, não sei pq não é mais conhecido! Já o livro da Chimamanda: amo essa molier <3 As TEDTalks dela são as melhores, e tô ansiosa pra poder comprar o Americanah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre quero chorar quando falo de Ratos, porque o livro é EXTREMAMENTE barato (tipo, quase sempre tá três reais) e pouca gente compra e lê. E a capa <3 COMPREM RATOS, TODOS, COMPREM

      Excluir

Posts Populares