catwoman CCFilmes

Lista de TODOS os filmes protagonizados por super-heroínas

11.11.14Dana Martins


Quando começamos a discutir sobre o mês das super-heroínas aqui no ConversaCult, eu fiquei curiosa para saber algumas coisas. Tipo: Qual é o primeiro filme de super-herói criado? Será que tem outros filmes com super-heroínas? E eu descobri que sim.

Em mais de 60 anos com adaptações cinematográficas de super-heróis, onde já foram feitos mais de 100 filmes (incluindo adaptações de quadrinhos da Marvel, da DC, outras editoras e super-heróis originais do cinema), nós temos ao todo... se prepare para o número, não se assuste... temos ao todo TRÊS filmes protagonizados por super-heroínas. Vamos conversar sobre isso.

ATUALIZADO: estamos em maio de 2017 e AGORA vamos ter o 4º filme

Segundo a internet, o primeiro filme de super-herói criado foi Superman and the Mole Men, em 1951, que é baseado na série de TV Adventures of Superman. Isso mesmo, a minha primeira surpresa foi descobrir que as adaptações de super-heróis começaram na televisão, para crianças. Pense em algo tipo Power Rangers. Imagine Super-Homem com a qualidade de 60 anos atrás.

Pera, não precisa, o Youtube tem essa pérola:


(Isso me lembrou da narração de The Legend of Korra: adaptação histórica nota 10)

A minha segunda surpresa foi descobrir que a primeira adaptação para série de TV foi de Adventures of Captain Marvel. Sim, Captain Marvel. Na época o nome não era nem da DC, nem da Marvel. Era de uma editora chamada Fawcett Comics. Depois que ela faliu, o nome foi para a Marvel e o personagem foi para a DC (mais tarde virando Shazam). Na Marvel, o Stan Lee junto com Gene Colan transformou o Captain Marvel no alienígena Mar-Vell, que logo morreu e o nome Captain Marvel acabou passando para a super-heroína Monica Rambeau. Hoje, e a Captain Marvel que você vai conhecer, é a Carol Danvers (antiga Ms. Marvel, que ganhou os poderes quando seu DNA foi misturado com o do alienígena Mar-Vell!!!). Achei legal compartilhar isso, porque Captain Marvel é ao acaso o nome mais neutro em gênero de super-herói. Eu já discuti sobre você não ter a nova Homem-Aranha (apesar de ter o Homem-Aranha negro).

Mas não estamos falando do futuro, que nos promete um filme protagonizado pela Captain Marvel e outro pela Mulher Maravilha, mas do passado com as mulheres que já conseguiram protagonizar o próprio filme. Quem elas são?



1- Supergirl (1984)

Minha maior surpresa foi descobrir que em 1984 fizeram um filme da Supergirl, e esse é o primeiro filme protagonizado por uma super-heroína que existe. Vamos fazer uma pausa para refletir.

Um filme que deu muito errado e é um spin-off dos filmes antigos famosos do Super-Homem, aqueles protagonizados pelo Christopher Reeve (que ficou tetraplégico num acidente de cavalo). Eu tava aqui lendo a página do Wikipédia tentando entender por que fizeram esse filme. Aparentemente, depois do Superman III não ter ido tão bem eles quiseram renovar a frânquia. A diferença é que o Supergirl não teve tanto investimento assim e ainda é uma produção britânica!


Acho que a melhor coisa sobre esse filme é que fez algo que hoje nós chegamos a duvidar se é possível - colocar uma super-heroína para protagonizar - sem nem perceber o que estava fazendo. Uma pena que tenha sido um desastre.


2- Catwoman (2004)

A Mulher Gato nem é exatamente uma super-heroína, mas vamos contar porque a gente não pode se dar o luxo de ficar escolhendo. Pra ser sincera, eu nem lembrava desse filme, de 2004, e eu quis entender de onde é que saiu a ideia. Só pra variar, ele é um spin-off dos filmes do Batman do Tim Burton e foi sendo desenvolvido desde 1993. Em outras palavras: ninguém queria colocar ele no cinema. Não entendi o que aconteceu para eles decidirem lançar isso de repente em 2004 (o último filme do Batman antes disso foi em em 1997 e no ano seguinte Christopher Nolan lança de Batman Begins, que não tem nada a ver com essa Catwoman). Algo me diz que está relacionado com o sucesso da Halle Berry como Tempestade em o X-Men na mesma época. Também imagino que deve ter acontecido alguma onda de filmes de super-heroínas, porque em 2005 temos Elektra.

wow! ainda hoje é legal. mais Tempestade de cabelo grande, por favor. 
"Essa mulher é ótima, vamos lançar um filme com ela protagonista! Interpretando outra personagem!

Mas não vamos nos adiantar. O Felipe comentou sobre esse filme aqui no CC e disse que é bom, eu assisti o trailer e apesar de estar um pouco cansada dessa trama de "mocinha indefesa que de repente toma conta da vida", pareceu interessante. (pensando agora, esse filme mostra a evolução de qualquer estrela teen da Disney) Também é muito interessante que não só seja protagonizado por uma mulher, como é uma mulher negra.


O que não é tão interessante é que aparentemente os criadores do filme tinham aquela mentalidade de "só vamos nos inspirar na essência da Mulher Gato e fazer algo inteiramente novo" (aka. uma adaptação merda que decepciona os fãs). E assim como Supergirl, sofreu com críticas negativas e foi até indicado a premiações de "pior isso" ou "pior aquilo". Curiosidade: fizeram até um jogo (também fail) depois.


3- Elektra (2005)

Eu lembro que eu queria ver esse filme, mas por algum motivo não consegui ir no cinema. Eu tenho o cd da trilha sonora desse filme!!! Caramba, é muito boa e eu ouvi demais. Até comprei o dvd do filme. Mas assistir mesmo? Só muito tempo depois e ao acaso. E revendo o trailer agora eu totalmente não lembro desses caras com bicho saindo do corpo. Deve ser tão fail que minha memória apagou.



Adivinhe só, esse TAMBÉM é um spin-off de Demolidor. E parece que foi o pior filme em termos de arrecadação de personagem da Marvel desde Howard the Duck(!). Eu não acho que o filme é uma porcaria, mas não chega ao nível de nenhum filme de super-herói de verdade.



Resumo até 2014

Fora isso, como adaptação, nós temos apenas a série da Mulher Maravilha de 1975 e mulheres aparecendo em filmes de equipe como Quarteto Fantástico, Guardiões da Galáxia e X-Men (em todos os casos os personagens homens são mais relevantes).

Então, entre mais de 100 filmes até 2014, nós temos apenas 3 filmes protagonizados por mulher.

Todos eles são spin-off, todas personagens são relacionadas à versão masculina (Mulher Gato e Elektra romanticamente - Supergirl é a versão feminina), todos eles são ruins, todos eles deram errado e, não duvido muito, todos falham em fazer uma boa adaptação da personagem dos quadrinhos. Todos os 3 também aconteceram por envolvimento de famosos - Supergirl por causa da família que tinha os direitos, já Catwoman e Elektra por causa da fama das atrizes. Das 3, a Supergirl é a única super-heroína com poderes extraordinários de verdade, apesar dessa versão da Catwoman ser mais sobrenatural. Tanto a Elektra quanto a Catwoman se encaixam no tipo de super-heroína "elástica" (vou comentar isso em outro post) e nos filmes ambas as personagens lidam com seu lado bom vs. mal. Afinal, elas não são exatamente super-heroínas, elas são aquelas pessoas que fazem coisas duvidosas, mas na hora H apresentam a moral do herói (nos filmes). É legal perceber que um filme da Viúva Negra seguiria exatamente o mesmo estilo, apesar de que eu tinha a esperança de que esse fosse bom.

Então, isso é tudo o que você precisa saber sobre o histórico de filmes protagonizados por super-heroínas até aqui. Espero que nos próximos anos eu tenha coisas melhores a dizer.

-dana martins

Super-heroínas no futuro:
"Série" da Agente Carter em janeiro de 2015 já cancelada depois de 2 temporadas
Filme da Mulher Maravilha em 2017
Filme da Capitã Marvel em 2018 2019
Série da Supergirl indo pra 3 temporada
Série da Jessica Jones indo pra 2 temporada
Filme da Black Cat e Silver Blade (não entendi a razão também)
Sereias de Gotham (sem data)
Batgirl (sem data)
Série de Runaways 2018 (é um grupo, mas a maioria e o protagonismo, pelo menos nos quadrinhos, é de mulher)

*em vermelho adicionado agora em 2017

TAGS: , , , , , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

3 comentários

  1. O problema do filme Elektra é que a Jennifer tava tão popular na época (Elektra foi a única coisa que funcionou em Demolidor e Alias estava no auge) que resolveram criar um mashup da Sidney com a Elektra, ou seja, receita para o fracasso.

    ResponderExcluir
  2. Buffy the Vampire Slayer (1992) não conta como filme de super-heroína?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu decidi não contar. Se a gente forçar a barra, dá pra encaixar mais coisas. Até Resident Evil contaria. Mas aí você abre o filtro pra somar um filme de mulher à lista e aparecem mais 9328923823 com homens protagonistas. Então eu decidi deixar a lista limpa usando só filmes que fazem parte desse mundo de super-heróis.

      Não importa a conta que a gente faça, no final sempre acaba tendo quase nada. Só na fase recente de filmes de super-heróis (só marvel, dc) já tem uns 23983292 homens prtoagonistas e nenhuma mulher. E nós vamos ter agora 2 filmes confirmados, pra uns 20 ou mais de homens.

      Excluir

Posts Populares