avatar CCdiscussão

O que uma foto diz sobre você

20.1.14Dana Martins


Para nós, nobres cidadãos da internet, que vemos mulher pelada rebolando na página de torrent todos os dias e nossos personagens preferidos virarem gays no tumblr, às vezes parece até que as coisas estão diferentes quando se trata de diversidade.

Aí uma foto nos lembra que não é bem assim.

Eu tenho uma mania de analisar fotos de personagens em grupos. Por exemplo, liga de super-heróis, elenco de uma de uma série ou personagens de um livro. Acho legal ver de um modo geral como os diferentes tipos de pessoas são representadas e o nível de diversidade de cada uma. E o resultado foi que eu dei de cara com a foto da equipe do CC e tomei um susto. 

Aqui alguns só para você entender:

Jogos Vorazes é um dos mais diversos. E ainda assim... (5 garotas, 5 garotos, 2 negros, 4 cores de cabelo)

além do negro, temos um ~árabe~ (desculpa gente, eu não sei nem os nomes. alguém sabe?) e 5 garotas e 4 garotos. Quase uma revolução!!

Avatar é interessante, porque a cultura e aparência de cada povo é muito importante. E por ser um universo paralelo, há algumas diferenças, por exemplo: não há loiros nem ruivos nem negros. Cabelos preto ou castanho. Pele mais morena das tribos da água ou alguns tons de branco para o do ar, terra e fogo. De 21 personagens na foto, 12 são mulheres! No geral, ainda é o padrão estético do CC (veja abaixo) e segue a linha de muitos brancos e uma minoria com alguma cor "não branca." Mas avatar é uma discussão a parte, não vou entrar nisso hoje.

Se você tirar a alienígena, é o mesmo padrão da Liga da Justiça Jovem (abaixo). Talvez até com menos diversidade. 

Eu acho divertido que existe um padrão tipo, o negro, o diferente e a mulher. Quando se trata de super-heróis, o diferente sempre acaba sendo o alienígena ou ser com pele não identificada (exemplo: Mística). Em Big Bang Theory esse é o indiano.

Mais um, porque eu acho muito divertido. Além desse repetir quase o mesmo padrão dos outros aqui, tem um detalhe interessante: se você olhar rápido não percebe nem que a Emily/Shay é a mais morena. Assim como na foto de Big Bang Theory, de Jogos Vorazes e em MUITAS outras, o personagem moreno às vezes recebe tanta maquiagem que você quase não percebe quem ele é. 
A foto do CC e o que isso significa

equipe do CC. 
Primeiro, todo mundo é branco (e por causa do tipo de foto parece até que todo mundo tem o mesmo tom de pele branca!!!). Acho que se a equipe do CC fosse um elenco de uma série, seria algo tipo Sex And The City por causa da quantidade de garotas. Ou talvez Big Bang Theory ao inverso? Sabe, eu to olhando agora e até o tom de cabelo de todo mundo é parecido!!! 

Em nenhum momento nós sentamos na mesa para decidir: vamos fazer uma equipe de pessoas iguais! Não de gostos iguais, uma equipe de pessoas fisicamente parecidas. Até porque as pessoas foram se juntando durante os anos. O João até pouco tempo atrás eu conhecia como a ponte que é a foto do Facebook dele. E não foi o único que eu não conhecia a aparência quando entrou pra equipe do CC.

A equipe do CC é tão diversa que até uma ponte faz parte!!!!!!!!!! -n
E sabe de uma coisa? As chances de que você, leitor, também seja branco, da mesma idade e de cabelo escuro são altas. Isso sem eu nem saber quem você é.

E isso faz a gente pensar, sabe? (e começar uma conversa enorme sobre racismo e sociedade com o Paulo no facebook <3)

O que a gente estava conversando é que o racismo só parece que acabou. Você não vê (muito) as pessoas tratarem os negros como tratam os gays hoje em dia. "Mocinha branca beija fulano negro!" não faz mais capa de revista como "O beijo gay de Fulaninhos!" Fátima Bernardes não faz um encontro para discutir como representar um personagem negro na televisão. E não precisa ser apenas negros! Existem uns 50 tons de pele a mais que poderiam aparecer, mas nenhum deles está presente na equipe do CC. 

E aí? Por que não estão? Como é que nós conseguimos juntar 9 (eu poderia dizer 13!) pessoas, de vários lugares do Brasil, de 15 a 30 anos, e todas elas serem parecidas fisicamente? Se a gente for pensar nos leitores do CC, nos participantes do Clube de Escrita e dos Projetos Literários, esse número fica enorme e você vai ver que é gente do Brasil inteiro com a mesma aparência.

Nós poderíamos definir o público do CC (a maioria) pela aparência física, mesmo que de modo algum essa seja a nossa intenção.

O que você acha que isso significa?

-dana martins

TAGS: , , , , , , , ,

MAIS CONVERSAS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

6 comentários

  1. Só queria dizer que o comentário do warm hugs é meu.

    ResponderExcluir
  2. Heeey! Tudo bem?
    Eu e uma amiga acabamos de criar um blog para falar sobre livros, música, séries, filmes e afins e ficaríamos muito felizes se você desse uma passadinha lá e falasse o que achou (e se gostar seguir) :D
    Xx, Julie.

    http://feitasdepapel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. talvez..... o que você escolheu pra você?

    ResponderExcluir
  4. Fui ver esse post agora e eu tô PASSADA!!!!

    Eu, que sempre fico reparando na falta de diversidade em séries, filmes e afins, nunca tinha parado pra perceber que isso rolava na nossa equipe!!!!!

    Aí estou aqui tentando tentando refletir. Quando eu pensar em algo útil eu falo GDKGPDFKGPDFKGPDFKGPDKGD

    ResponderExcluir
  5. Eu me incomodo com essa 1 mulher, esse 1 negro que sempre colocam, como por cota. Que nem os técnicos do The Voice, que mudam toda temporada, mas sempre trocam o cara negro por outro cara negro, e a mulher loira por outra mulher loira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Outro dia vi um caderno de Avengers Assemble e me perguntei por que colocaram o falcão e não o gavião arqueiro, aí me dei conta de que provavelmente era essa cota mesmo. É legal a iniciativa de fazerem isso em um time só branco, mas isso só representa o tamanho do problema. tipo, fica aí no cantinho pra ter representatividade e deixar o pessoal branco protagonizar. foto do avengers assemble, que também é um desenho até onde ue entendi http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/a/ae/Avengers-assemble.jpg

      Excluir

Posts Populares