2013 2014 CCdiscussão

Como zerar o ano com muito talento!

31.12.13Dana Martins

- Você quer que 2014 seja melhor?
- Você acompanha o Clube de Escrita?
- Você gosta de Lorde?
Se você respondeu sim para qualquer dessas perguntas, esse post é para você!

Aqui no CC eu tenho uma tradição imaginária: eu quero que o post de transição de cada ano seja sempre significativo. Esse de 2013-2014 a ideia surgiu junto com a investigação sobre a vida da Lorde.

Meu preferido até agora foi criar algo magnífico a partir do nada, em 2012. Que eu ainda acho uma BAITA indicação.


Bridget Jones Bridget Jones Louca pelo Garoto CCLivros

[Resenha] Bridget Jones: Louca pelo Garoto, de Helen Fielding

30.12.13Elilyan
por Elilyan Andrade

- Livro: Bridget Jones: Louca pelo Garoto
- Autor: Helen Fielding
- Editora: Companhia Das Letras 
- Comprar: Saraiva, Travessa, Submarino
- No Skoob











Minicrítica~Resumo
Sabe aqueles livros levinhos e deliciosos que você não consegue largar até terminá-los? Pois é, Bridget Jones sempre é garantia de livros leves e deliciosos *.*. Catorze anos após o último livro, Bridget Jones: No Limite da Razão, a louquinha da Bridget volta com tudo e ainda traz na bagagem duas pecinhas: Billy e Mabel Darcy. Dramas comuns a mulheres de 30 à 50 anos (B agora tem 51, mas só contou até o 35, já que, de acordo com Oscar Wilde, esta é uma boa idade para as mulheres estacionarem a contagem) são evidenciados em “Louca pelo Garoto”. 

Quer saber quais são as novas confusões de B?


CCLivros CCResenhas clube de escrita

Ah, Leminski

29.12.13Igraínne

OI, AMORES DA MINHA VIDA! Recentemente (ou não tão recentemente assim) eu me deparei com uma coisa nunca antes vista (ou pelo menos extinta): um livro de poesia na lista dos mais vendidos. Mais do que isso, a maior parte da minha faculdade resolveu ler esse livro, idolatrá-lo, amá-lo, dormir com ele, tomar banho com ele e se casar com ele. Extravagâncias à parte, eu não podia ir até uma outra sala sem me deparar com pelo menos uma pessoa lendo Leminski. Então resolvi tirar a prova por mim mesma. Ele é tudo isso ou não?


asa butterfield CCFilmes ender's game

[Resenha] Ender's Game - O Jogo do Exterminador, filme

28.12.13João Pedro Gomes
por João Pedro Gomes

 - "Ender's Game - O Jogo do Exterminador"
 - Ender's Game (2013)
 - Direção: Gavin Hood
 - Roteiro: Gavin Hood, Orson Scott Card (autor do livro homônimo)
 - Elenco: Asa Butterfield, Hailee Steinfeld, Harrison Ford, Viola Davis, Abigail Breslin, Ben Kingsley, Moises Arias... 
 - Ação, Aventura, Ficção Científica - 114 min. - Trailer
 - Nos cinemas nacionais desde 20 de dezembro de 2013


Minicrítica ~ Resumo:
Ender’s game consegue ser mais que uma simples combinação de ação e ficção científica. No meio de outros títulos genéricos, ele se destaca na abordagem de temas originais e na construção de uma história com um grau relevante de profundidade. Mesmo com alguns probleminhas na trama, o filme vale o seu suado dinheirinho do ingresso pela reflexão e impacto que deixa no espectador, mesmo após o filme ter acabado. 
Sinopse: Em um futuro próximo, extra-terrestres hostis atacaram a Terra. Com muita dificuldade, o combate foi vencido, graças ao heroísmo do comandante Mazer Rackham (Ben Kingsley). Desde então, o respeitado coronel Graff (Harrison Ford) e as forças militares terrestres treinam as crianças mais talentosas do planeta desde pequenas, no intuito de prepará-las para um próximo ataque. Ender Wiggin (Asa Butterfield), um garoto tímido e brilhante, é selecionado para fazer parte da elite. Na Escola da Guerra, ele aprende rapidamente a controlar as técnicas de combate, por causa de seu formidável senso de estratégia. Com isso, logo se torna a principal esperança das forças militares para encerrar de uma vez por todas com a ameaça alienígena.
Quer saber mais sobre o filme? É só clicar aqui embaixo para ver a resenha completa!

2013 CCTV Paulo V. Santana

ConversaCult TV #103 - Retrospectiva 2013

28.12.13Paulo V.
Toda segunda um vídeo novo é indicado. Porque, às vezes, o melhor é jogar as pernas pro alto e apenas assistir.
O ano está chegando ao fim, então é claro que não podemos deixar de trazer um CCTV com um vídeo que relembre tudo (ou quase tudo) que marcou a internet ao longo dos últimos meses. Como o vídeo mostra, 2013 teve muita coisa a dizer. E bota coisa nisso! Teve Miley Cyrus, Robin Thicke, Psy, Lady Gaga e até o Harlem Shake, que parece que aconteceu há milhares de anos. E a parte mais legal: tudo isso foi recriado pelos donos de alguns dos canais mais legais do YouTube. Teve até um segundo do pessoal do Porta dos Fundos (2:55)! Você pode assistir e se divertir no player abaixo:

YouTube Rewind: What Does 2013 Say?




CCSexta Dana Martins Elilyan Andrade

Como criar uma noite mágica

27.12.13Dana Martins

OI, AMORES DA MINHA VIDA! Hoje é o último CCSexta de dezembro e, portanto, o último com a temática do Natal. Para celebrar (ainda mais) essa data tão linds, vamos compartilhar com vocês um pouco da nossa vida. Você vai saber como foi o nosso Natal de 2013. Dividiremos a magia das nossas famílias, as emoções e os sorrisos. E SIM, é por isso que a foto de capa do post possui os nossos rostos (por favor, eu ainda odeio essa foto, mas Dana me obrigou a colocar, ela me ameaçou, podem fingir que eu, Igra, não estou nela). 


autores internacionais CCLivros clássicos

Projeto Literário 2014: "Volta ao Mundo em 12 Livros"

26.12.13Michelle

"Final do ano chegou! E agora?" Essa é a pergunta de grande parte dos participantes do Charlie's Booklist, o nosso projeto literário de 2013 (lembram?). Depois de muita discussão e desenvolvimento de ideias, concluímos que o Charlie’s foi proveitoso demais para acabar assim, sem mais nem menos. Foi pensando nisso que decidimos reformular e dar continuidade ao projeto! SIM, VOCÊ LEU DIREITO!: TEMOS UM NOVO PROJETO LITERÁRIO PRA 2014! TODOS ANSIOSOS? HEIN? HEIN!?

É só clicar aqui embaixo pra saber tudo o que é preciso pra participar :D Corre, gente!!!! 


bom velhinho Calvin e Haroldo CCResenhas

[Resenha] Papai Noel: Uma Biografia, de Gerry Bowler

25.12.13Elilyan
por Elilyan Andrade

- Livro: Papai Noel: Uma Biografia
- Autor: Gerry Bowler
- Editora: Planeta
- No Skoob










Minicritica ~ Resumo

Qual é o personagem mais popular de todos os tempos? Branca de Neve? Mickey Mouse? Harry Potter? Sherlock Holmes? Ninguém consegue superar a popularidade do “Bom Velhinho” (talvez, apenas o Menino Jesus). A figura misteriosa envolta em vestes vermelhas e que entrega presentes magicamente as crianças boas é desvendada na biografia escrita pelo historiador Gerry Bowler.

Papai Noel: Uma Biografia faz um retrato chocante de um dos personagens mais emblemáticos do Natal. E acredite: Papai Noel existe.

Quer saber mais? Clica! 


CCSexta espírito de natal expectativa

O Natal está aí, mas e a magia?

24.12.13Paulo V.

E a Véspera de Natal chegou. Todos correndo para comprar os presentes esquecidos, arrumar a casa e ainda preparar a comida. Mas, e aí, o que você espera para hoje à noite? No texto de hoje, eu, Paulo, conto um pouco sobre a minha experiência com o Natal e como enxergo essa grande festa.

Ficou curioso? Continue lendo o post! :)


2013 8tracks Brenda Cordeiro

Playlist para salvar o Natal 2013

24.12.13Dana Martins

E aí você está sentado aí pensando "nossa, que inferno vai ser reunião de família. E ROBERTO CARLOS OUTRA VEZ, SOCORRO. SO-COR-RO!!! QUEM PODERÁ ME SALVAR?" E É AÍ QUE O SUPER-CC APARECE. 

Hoje nós trazemos uma playlist de natal ótima para você colocar tocando a noite toda. É tipo as bandas que você sempre escuta, fazendo música boa e DE NATAL! Funciona mais ou menos assim: "Ei, mãe, posso colocar uma música?" "AH FILHO VOCÊ NÃO VAI OUVIR AQUELAS BANDA-" "Pó parando ae! Hoje eu trouxe Jingle Bell e mais um monte de músicas legais de Natal." Essa é a forma de você passar a noite ouvindo as suas músicas preferidas. 

E mais! Além de um monte de músicas novas (de 2013), você ainda pode aproveitar a indicação de umas bandas novas. Já ouviu Echosmith?


a ilha dos dissidentes andrei bárbara morais

Fan Casting de A Ilha dos Dissidentes

23.12.13Dana Martins

Hey todo mundo! Hoje o CC vem, pela primeira vez, com um fan casting para um livro. Na verdade, é um pouco diferente. Sabe quando você está lendo e forma uma imagem dos personagens na sua cabeça? Então, é isso. Eu dificilmente imagino nitidamente algum personagem, mas me divirto MUITO ouvindo o que minha prima acaba pensando para eles. Ela não só consegue dizer como eles são, como associa a atores famosos!

Então quem ela imaginou como a Sybil, Andrei e todos os personagens do livro A Ilha dos Dissidentes?


Arrogancia clube de escrita Diego Matioli

Clube de escrita: Nem tudo que você escreve é lixo

22.12.13Anônimo

Chegou a hora de abrir a gaveta, quer dizer, a cabeça.


a ilha dos dissidentes Anômalos autores nacionais

[Resenha Misturada] A Ilha dos Dissidentes, de Bárbara Morais

21.12.13João Pedro Gomes
por Dana Martins e João Pedro Gomes

- Livro: "A Ilha dos Dissidentes"
- Trilogia Anômalos - Livro 1
- Autora: Bárbara Morais
- Editora: Gutenberg
- Comprar: Submarino | Americanas | Travessa
- No skoob


Mini-crítica - Resumo: 

A Ilha dos Dissidentes é tipo X-Men, mais 007 e um clima de Segunda Guerra Mundial. Tudo misturado e jogado num futuro onde nada é como a gente conhece e feito em um clima YA/infanto juvenil... ah, eu já disse que tem superpoderes?

O livro conta a história de Sybil, jovem criada num orfanato de uma zona de guerra que, para fugir de um futuro cruel no exército, tenta se mudar para uma colônia de refugiados. Só que... o navio em que ela estava afunda, todos morrem congelados e Sybil é a única sobrevivente. É assim que ela (e o governo) descobre que é uma mutante e acaba sendo levada para Pandora, uma cidade para pessoas como ela. Mas mesmo num mundo onde gente com poderes e gente "normal" não se mistura (no maior estilo apartheid), é difícil para Sybil se importar com isso quando, pela primeira vez, ela pode viver sem se preocupar com uma bomba caindo sobre seu quarto, tendo acesso a todo tipo de comida gostosa (PIZZA!!!) e morando com uma família que não poderia ser mais acolhedora. Seria tudo perfeito, se não fosse por uma certa matéria na escola...

A Ilha dos Dissidentes é o primeiro livro da Bárbara Morais e, de quebra, uma distopia bem construída que não deve nada pras que vêm lá de fora. Tanto a Dana quanto o João gostaram do livro e destacaram alguns pontos fortes e fracos da narrativa. Quer saber quais são eles e descobrir o que esse livro tem de especial? É só clicar aqui embaixo para ler a resenha completa! 



CCSexta crianças elilyan

Natal das crianças

20.12.13Elilyan

24 de dezembro. Olhos atentos observam as luzes piscando na árvore de natal. Pezinhos inquietos correm para verificar, mais uma vez, se a meia está pendurada. A carta foi escrita com giz de cera e há muito enviada para o Bom Velhinho. Não come chester (não gosta do sabor), mas devora panetone deixando migalhas no vestido. Recebe beijos melados de tias, abraços de tios e brinca com os primos e vizinhos. Corre mais uma vez para verificar a árvore com suas luzes piscantes e a meia. Ela ainda está lá. Vazia. Ele ainda não veio. Quase meia-noite. Segura firme a mão da mamãe e vai à pé para a igreja orar pelo Menino Jesus. Jesus é tão fofinho. Pobrezinho nasceu numa manjedoura. Será que Papai Noel irá deixar presentes para o Menino Jesus? Deveria ter pendurada uma meia para o Menino Jesus. Volta da igreja e verifica, mais uma vez, a árvore e a meia. Vazia. Hora de dormir. Mamãe diz que se eu for uma boa menina e não der trabalho amanhã pode ser que eu tenha uma boa surpresa deixada pelo Papai Noel
25 de dezembro. Corre para a árvore. As luzes não estão mais acesas, mas ainda é uma árvore bonita. Verifica a meia. Vazia. Mas embaixo dela Papai Noel deixou uma lembrança. Um presente. *.* Um sorriso e um brilho especial nos olhos de uma criança. 

Eu poderia terminar essa CCSexta com o texto acima que foi inspirado em minhas lembranças infantis, mas o Natal das crianças é muito mais, muito mais mágico. E depende de nós adultos para que a magia continue a brilhar.


Brenda Cordeiro CCFilmes happythankyoumoreplease

[Resenha] Tudo Acontece em Nova York, filme

19.12.13Unknown
por Brenda Cordeiro

 - "Tudo Acontece em Nova York"
 - Happythankyoumoreplease (2011)
 - Direção: Josh Radnor
 - Roteiro: Josh Radnor
 - Elenco: Josh Radnor, Michael Algieri, Malin Akerman, Kate Mara, Tony Hale e mais.
 - Romance, Drama, Comédia - 100 min - Trailer
 - Em dvd.


Minicrítica ~ Resumo:

Durante o caminho para um encontro com seu novo editor, Sam Wexley, um aspirante a escritor, acaba encontrando o garoto Rasheen. Quando Rasheen se recusa a ficar com as autoridades que poderiam tomar conta dele, Wexley decide abrigar o garoto por alguns dias. Rasheen acaba conhecendo os amigos de Wexley, Annie, uma moça que escolhe muito mal seus parceiros, o casal Mary-Catherine e Charlie, e Mississippi, uma aspirante a cantora que tenta tirar a fobia de relacionamentos de Sam. Aos poucos, Sam vai vendo que a vida adulta é diferente do que ele sempre imaginou.

Happythankyoumoreplease, eu me recuso a falar o título nacional, é um filme de comédia, de romance e de drama. Como conseguiram conciliar esses três generos em um filme só? Perguntem ao Josh Radnor (o eterno Ted Mosby, de How I Met Your Mother) que foi o diretor, roteirista e ator protagonista desse filme maravilhoso.

Quer saber mais? Clica ai embaixo ;)

clube de escrita Dana Martins

Clube de Escrita: Dissecando histórias como Leornado Da Vinci

18.12.13Dana Martins

Oi todo mundo! Finalmente chegou a hora de conversar sobre estudos de escrita. Você sabe o que é isso? Você já parou pra fazer alguma vez? NÃO? COMO ASSIM? Vem, vem comigo nessa aventura de semi-filosofia sobre aulas de escrita e algumas ideias sobre como começar a escrever melhor.


autores nacionais casual escritora CCLivros

[Resenha] Nada Dramática, de Dayse Dantas

17.12.13Paulo V.
por Paulo V. Santana
Livro: Nada Dramática
Autora: (Casual Escritora) Dayse Dantas
Editora: Gutenberg
Comprar: SaraivaCultura, Site da editora
- No Skoob

>>>Confira nossa promoção valendo um exemplar autografado de "Nada Dramática" + um exemplar de "A Ilha Dos Dissidentes", da Bárbara Morais! [x]







Minicrítica ~ Resumo:
“Camilla Pinheiro conseguiu passar sua vida escolar praticamente ilesa, sem se envolver em dramas adolescentes. Isso é uma grande vitória para ela, que sempre foi muito aplicada nas aulas. (...) Porém, graças a uma confusão amorosa envolvendo seu melhor amigo, Camilla vê seus dias calmos de estudos se transformarem, em meio a revoluções escolares, brigas familiares, intrigas na turma, dúvidas sobre o futuro e até uma inesperada paixão, que ela insiste em negar para si mesma. Para se abstrair do mundo real, agora virado de cabeça para baixo, ela posta em seu blog as aventuras da “Agente C”, sua identidade nada secreta para quem a conhece e sabe o que é viver um dos períodos mais intensos da vida.” – trecho da sinopse oficial.

A estreia literária da casual escritora Dayse Dantas é marcada por uma forma muito mais realista de retratar a vida adolescente. Sem usar um “modelo padrão” da adolescência, a Dayse conta a história de diferentes jovens, todos envolvidos em conflitos. O livro é excelente, recomendo a todos que gostam de ler YA contemporâneo mas que procuram algo mais próximo do nosso dia a dia.

Quer saber mais? É só clicar aqui embaixo pra ver a resenha completa!


biografia CCMúsica Dana Martins

Lorde: Talento ou dinheiro? Uma investigação!

16.12.13Dana Martins

O que é isso? É um pássaro? É uma avião? Não, é A LORDE DOMINANDO O MUNDO! A menina veio da Nova Zelândia (nem da Austrália ela é) e de repente está sentada no trono de ferro como se sempre estivesse ali. Mas o que é isso? Macumba? Ou talento? Tem uma família rica que comprou um produtor? Vendeu o corpo? As explicações podem ser muitas, mas qual é a verdade? Tomada pela curiosidade, eu decidi investigar! 

Venha comigo para acompanhar (ao vivo) os detalhes dessa investigação na vida da Lorde. Conseguirá eu, Dana, descobrir os mistérios desse sucesso? 


a ilha dos dissidentes Anômalos bárbara morais

[SORTEIO] Você + um amigo ganham "A Ilha dos Dissidentes" e "Nada Dramática" (Encerrada)

15.12.13Paulo V.


Natal está chegando e com ele vem alguns presentes. Que tal concorrer a exemplares AUTOGRAFADOS de "A Ilha dos Dissidentes" e "Nada Dramática"? 
Um para você, outro para presentear um amigo! Saiba mais:

2013 foi um ano ótimo para o ConversaCult e nós gostaríamos de encerrá-lo presenteando vocês por nos acompanharem  nesse período. Resolvemos fazer isso sorteando dois livros que gostamos muito de ler esse ano: "A Ilha dos Dissidentes", da Bárbara Morais, e "Nada Dramática", da Dayse Dantas. Ah, um detalhe: os dois exemplares são autografados! :D


Ah, amizade está no ar! Sabe o que é mais legal do que ganhar um livro? É ver uma pessoa que você gosta ganhar. Quer apostar?
Aqui no CC você concorre a A Ilha dos Dissidentes e ao Nada Dramática, dois livros que fizeram sucesso com a equipe do CC e agora nós queremos compartilhar com todo mundo. Um vai para você, o outro para o seu amigo. Cada um escolhe o preferido!

Agora não tem nem mais desculpa para fugir do clima natalino e presentear alguém que você gosta. E você tem um MONTE de chances de ganhar. Quer saber como? Continue lendo.

[ATUALIZAÇÃO - 02/01] A promoção está encerrada, continue lendo o post para saber quem ganhou! :D

autores nacionais CCLivros CCResenhas

[Resenha] Destino Sombrio, de Luís Dill

15.12.13João Pedro Gomes
por João Pedro Gomes
Livro: Destino Sombrio
Autor: Luís Dill
Editora: Seguinte
- Comprar: Submarino | Fnac | Cultura
- No Skoob











Minicrítica ~ Resumo:
Tempos atrás, os dramas de um romance mal entendido. Hoje, café, coca-cola e bate-papo num posto de beira de estrada. Horas depois, tensão e segredos em família. É nas relações entre o passado, presente e futuro da vida de Gildo que se constrói a narrativa de Destino Sombrio, romance do escritor brasileiro Luís Dill. Com uma história extremamente simples, porém contada de forma original, o autor cria um livro que encanta pela peculiaridade e tensão que cria com o decorrer da narrativa.

Ficou curioso? É só clicar aqui embaixo pra ver a resenha completa!


a jornada do herói clube de escrita feeling

Clube de Escrita: Planejar antes de escrever ou seguir o feeling?

14.12.13Dana Martins

Hoje o post é escrito pela Mare Soares! Essa é a estreia dela aqui no CC. Mare, seja muito bem-vinda. :D

Olá, pessoas. Pensei muito sobre o que escrever aqui e finalmente escolhi um tema que eu acredito que dialogue com muita gente. Nada mais, nada menos do que a árdua tarefa de escrever (principalmente em tempos de Nanowrimo, onde tantas pessoas se matam para cumprir a meta diária). Em seguida, fica aberto o tópico para opinião, afinal, cada um é cada um e o que é melhor para mim não necessariamente será o melhor para você. :)


CCSexta Isabelle Fernandes natal

O outro lado do Natal

13.12.13Isabelle Fernandes

Este bichinho adorável, só que não, aí em cima é um retrato do que eu sinto pelo Natal. Todo mundo se derrete com a brilhante decoração natalina, anseia pelos presentes, alcança o nirvana com as comidas da época e nem para um momento para refletir sobre o significado de tudo isso. "Ah, é fácil. Natal significa união, momentos em família e muito amor!!!!! *------*". Não é só isso, meus caros. Na verdade, o buraco é mais embaixo e eu vim aqui para mostrar isso a vocês.

Querem saber mais? Clique aqui


CCCriativo crafts Dana Martins

Ideias para um Natal awesome

12.12.13Dana Martins

Jingle bells, jingle bells acabou papel! Não faz mal, não faz mal, limpa com jornal. O jornal tá caro, tá caro pra chuchu, como eu vou fazer pra limpar o meu... COELHINHO...

O natal pode ser aquele bafafa de sempre, mas pode ser algo ainda melhor. A gente já abriu a temporada de Natal aqui no CC falando que tudo depende de você (O Natal é meu, mesmo que o Papai Noel seja da...). Mas tá, tá. Como fazer isso na prática? Pensando nisso, fui atrás de ideias para você se inspirar e aproveitar com tudo essa época do ano. \o/



Ana Luíza Albacete Carrie A Estranha CCFilmes

[Resenha] Carrie, A Estranha, filme

12.12.13Unknown

por Ana Luíza Albacete
 - "Carrie, A Estranha"
 -  Carrie (2013)
 - Direção: Kimberly Peirce
 - Roteiro: Roberto Aguirre-Sacasa
 - Baseado no livro de: Stephen King
 - Elenco: Chloë Grace Moretz, Julianne Moore, Judy Greer, Gabriella Wilde, Portia Doubleday, Ansel Elgor...
 - Terror - 100 min - Trailer
 - Em dvd.


Minicrítica ~ Resumo:

Carrie White é uma menina que apenas quer ser uma adolescente normal na cidade de Chamberlain, em Maine. A vida da jovem não era fácil: vivia sendo oprimida pela sua mãe, Margareth White, e sofria bullying na escola por ser a esquisita da turma. Aos poucos, Carrie vai descobrindo que tem poderes estranhos e que pode usá-los quando bem entender. Até que chega o dia da sua formatura...

"Carrie, A Estranha" é um ótimo remake (considerando todo o sucesso e história no cinema que os filme original de 1976 fez e, na minha opinião, o péssimo remake para televisão de 2002), com todos os seus efeitos e belas atuações.

Quer saber mais? Clica ai embaixo ;)


CCLivros CCResenhas Garota Exemplar

[Resenha] Garota Exemplar, de Gillian Flynn

10.12.13Isabelle Fernandes
por Isabelle Fernandes

Livro: Garota Exemplar
Autor: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
- Comprar: SaraivaCulturaSubmarino
- No Skoob












Minicrítica ~ Resumo:
"Amy Dunne desapareceu. No dia de seu quinto aniversário de casamento, seu marido, Nick, encontra a casa revirada e nem sinal da esposa. Tudo indica se tratar de um sequestro, e Nick logo chama a polícia, mas logo as suspeitas recaem sobre ele. Exibindo uma estranha calma e contando uma história bem diferente da relatada por Amy em seu diário, Nick parece cada dia mais culpado, embora continue a alegar inocência. À medida que as revelações sobre o caso se desenrolam, porém, fica claro que a verdade não é o forte do casal."

Hoje venho apresentar a vocês um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida, e que, se você está antenado, com certeza já ouviu falar: Garota Exemplar. Esse livro é a perfeição no quesito “thriller psicológico”. É genial. É incrível. Se você não resiste a um crime, reviravoltas estupendas e mentes doentias, este livro é para você.

Quer saber mais? Clique aqui 


bibliofilia bibliomania CCdiscussão

Pare de comprar livros!

9.12.13Elilyan

Eu simplesmente amo livros. Sempre amei. Amar o objeto em si, o ato de ler, as palavras impressas é o melhor ensinamento que a minha mãe me deu. Não importa o formato, cor, textura ou história, sempre me sinto feliz e tranquila quando tenho um livro entre as mãos. Apesar do meu grande amor pelos livros nos últimos tempos me peguei deixando de ser bibliófila e me tornando uma bibliomaníaca

A diferença básica entre um bibliófilo de um bibliomaníaco é que a “bibliomania consiste no simples ato de comprar livros, não necessariamente lendo-os. Assim, o bibliófilo o pode ser sem mesmo possuir nenhum livro assim como o bibliomaníaco pode sê-lo sem ler algum¹”. Mas como uma amante de livros se torna uma compulsiva compradora de livros? É fácil:


bbc david tennant doctor who

Especial de 50 anos de Doctor Who: The Day of the Doctor

8.12.13Isabelle Fernandes


Fenomenal. Estupendo. Incrível. Emocionante. Divertido.

Estas são algumas palavras que poderiam ser usadas para descrever o que foi este episódio especial de 50 anos de Doctor Who no último dia 23 de novembro. O negócio foi tão bom, amigos, que alcançamos a marca de 70 milhões de telespectadores, além de entrarmos para o Guiness Book pela maior transmissão simultânea que já houve.  ISTO NÃO É POUCA BOSTA!!!

Então, após muitos dias necessários para absorver o impacto da coisa e pensar em algo coerente, eu - Bells - e a Elilyan vamos tentar descrever em alguns parágrafos nossas impressões, feelings e quem sabe alguns motivos para você, ó leigo, que ainda não se iniciou nesta seita mudar de ideia. Porque pra mim todos que gostam de sci-fi deveriam assistir. Ou até mesmo os que não gostam. Doctor Who é uma série aberta a todos que quiserem abraçá-la.

Bem, vamos lá! GERÔNIMO!!


Balanço de Leituras CCLivros Dana Martins

Balanço de Leituras - Novembro

7.12.13Michelle

Mais um mês terminou, então é hora de mais um balanço de leituras! Desta vez, Dana, Elilyan e Isabelle falam sobre o que leram em novembro e escolhem seus preferidos. E vocês, o que leram de bom no mês passado?


a origem dos guardiões CCSexta coruja de papel higiênico

O Natal é meu, mesmo que o Papai Noel seja da (spoiler)

6.12.13Dana Martins

Ontem eu descobri que fui enganada a minha vida inteira. Foi pior que descobrir que Papai Noel não existia, porque isso nunca fez muita diferença. Sabe o que eu descobri? Não, calma. Deixa eu fazer outra pergunta antes: Você sabe por que o Papai Noel usa roupinha vermelha? Você sabe por que ele é gordinho e com a bochecha rosadinha amigável? VOCÊ SABE POR QUE VERMELHO É UMA DAS PRINCIPAIS CORES DO NATAL?

- Porque é a cor do amor. - foi o que o meu avô me respondeu.

Não, meus amigos, não é o amor (apesar de ser quase isso). É A COCA-COLA. Até lá por 1920 o Papai Noel - ou São Nicolau - era um cara magrelo que usava roupa de bispo, mas é mais algo como Cosme e Damião. Você sabe exatamente como eles se parecem? Eu não. O Papai Noel também não tinha uma imagem definida assim, era só alguém que ajudava os pobres na cidade colocando moedas de ouro em suas chaminés no Natal (ou é o que dizem). De qualquer forma, só bem depois quando a Coca deu sua cor ao Papai Noel e inventou aquela roupa e a imagem para uma propaganda, é que o bom velhinho ganhou o rosto que nós conhecemos hoje. 

BOOM. IMPACTO. 

Agora o que isso tudo tem de importante? Vem comigo que você já vai entender.


A Maçã Envevenada CCLivros CCResenhas

[Resenha] A Maçã Envenenada, de Michel Laub

5.12.13Michelle
por Michelle Gimenes

- Livro: A Maçã Envenenada
- Autor: Michel Laub
- Editora: Companhia das Letras
- Comprar: SubmarinoSaraivaFNAC 
- No skoob


“Entre a noite no bar Independência e a vinda do Nirvana a São Paulo foram onze meses. Comparar o dia anterior ao primeiro encontro com Valéria e o posterior ao show é como falar de tempos diversos, mundos contrários em si. De Valéria eu também não guardei fotos, nem uma peça de roupa, nem uma fita com alguma música da banda, mas é como se ela continuasse com dezoito anos num presente eterno, e cada vez que vejo os vídeos do Morumbi eu sei que ela está lá, nas trevas entre as primeiras filas, logo adiante de onde filmaram a entrada de Kurt Cobain em meio à luz azul". - pág. 11

Minicrítica - Resumo: 

Um livro que traz na capa pessoas fazendo stage diving. Uma história de amor em todas as suas fases vivenciada nos anos 90, com direito a um capítulo especial no dia do show do Nirvana no Morumbi, em São Paulo. 'Drain You' como música-tema e inspiração do título. Como não querer ler “A Maçã Envenenada”?

OK, nem todo mundo compreende o apelo de todas as coisas que citei no parágrafo anterior, mas acredito que para os fãs de rock, principalmente aqueles que, como eu, passaram a adolescência suando em camisas de flanela na época em que o grunge estourou, o interesse pelo livro seja imediato. No entanto, enfatizo que a história NÃO se destina apenas a esse público. Qualquer leitor que aprecie uma trama mais realista vai ter uma ótima leitura.


CCLivros clube de escrita Guerra dos Tronos

Quantas palavras um livro famoso tem? (SUPERLISTA!)

4.12.13ConversaCult

Uma dúvida que costuma rolar entre quem faz NaNoWriMo é "será que 50 mil palavras são o suficiente para um livro?"

Nós quase enfrentamos uma matemática literária: Estamos acostumados com números de páginas ou até em caracteres. Através dessas medidas sabemos quando um livro é grande ou pequeno, ou o tamanho mais comum dependendo do gênero. Mas e com número de palavras? 

Pensando nisso fiz uma pesquisa para descobrir o número de palavras de livros famosos, tem séries como Jogos Vorazes e Senhor dos Anéis; autores como John Green, Neil Gaiman e Meg Cabot; Bestsellers da literatura estrangeira; e até autores nacionais! Só pra completar ainda descobri algumas curiosidade sobre a média mais comum de palavras (geral e por tipo de história), como as editoras escolhem um livro pelo seu tamanho e até de onde saiu a contagem de 50 mil palavras do NaNoWriMo.


CCCriativo elilyan Jornal Meia Hora

As melhores capas do Jornal Meia Hora

3.12.13Elilyan


Um dos jornais mais tradicional e bem humorado do país o Jornal Meia Hora é conhecido por seu formato tabloide e por suas capas geniais. Em homenagem a esse patrimônio do jornalismo brasileiro confira uma seleção das melhores capas de 2013.


CCLivros CCResenhas companhia das letras

[Resenha] Os 500, por Matthew Quirk

2.12.13Elilyan


por Elilyan Andrade

- Livro: Os 500
- Autor: Matthew Quirk
- Editora: Paralela, selo adulto da Companhia das Letras 
- Comprar: Saraiva, Cultura, Submarino
- No Skoob









Minicritica ~ Resumo

Imagine que você teve a infância e adolescência marcada pela criminalidade e quando adulto, após servir na Marinha, resolve que só quer ser um sujeito honesto? Esse é o resumo de vida de Michael Ford - Mike, para os íntimos - mas sua história de vida está preste a mudar: recém formado em direito por Harvard, Mike é contratado pelo Grupo Davies - a mais poderosa empresa de consultoria de Washington DC - logo torna-se uma estrela em ascensão e descobre que honestidade e poder talvez sejam incompatíveis. 

clube de escrita dicas de escrita Diego Matioli

[Clube de escrita] Como eu perdi o NaNoWriMo

1.12.13Anônimo

Como a Dana está viajando, pediu para eu vir até aqui mandar todo mundo enfiar as desculpas por não ter terminado o NaNo no $%&. Mas dai eu lembrei ela de duas coisas:

1-) Eu não terminei o NaNo este ano.

2-) Vai ver tem gente que gosta de…. Enfim, deixa pra lá.


Adriana Araujo apocalipse zumbi CCIndicação

The Walking Dead: uma série que vai muito além de alguns zumbis pra serem mortos

1.12.13Unknown

Olá, jovens, hoje vamos falar sobre uma série que já roubou meu coraçãozinho (em apenas um episódio) e vem fazendo isso com milhões de pessoas ao redor do mundo. Não se trata de algo inédito, pois ela já é superfamosa e foi inclusive muito falada em vários posts aqui do blog em diversos contextos. Mas podem ter alguns desvirtuados que ainda não se renderam aos encantos dessa maravilha televisiva (-q). Pra esses, apresento aqui alguns motivos pra correr pra frente do pc e assistir a  apenas um episódio.


Posts Populares